Nesta terça-feira (21), a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida – Fenaprevi divulgou no Hotel Fiesta, em Salvador (BA), a pesquisa encomendada ao Instituto DataFolha em julho, que identificou os principais pontos de atenção dos brasileiros quando o assunto é aposentadoria, planejamento financeiro, seguros e previdência.

De acordo com Paulo Alves, gerente de pesquisa de mercado do DataFolha, os dados apresentados nesta manhã são de uma pesquisa nacional, mas com um recorte maior para a região norte e nordeste. “Essa pesquisa é muito importante porque mostra as perspectivas da população sobre o mercado de seguros, são informações bem úteis”, avalia.

Beatriz Herranz, diretora executiva da Fenaprevi, expressou sua gratidão em estar Salvador divulgando o resultado da pesquisa. “É extremamente importante para nós estamos escutando o consumidor, seus anseios, medos e suas necessidades, assim a gente pode atendê-los de uma forma cada vez melhor e difundir a cultura do seguro e da previdência. Sempre com o intuito de aumentar o bem-estar da nossa sociedade”, conta

A pesquisa revelou, que todos os tipos de seguros despertam o interesse, a intenção de contratar fica entre os 63% e 71%. Além disso, 46% dos entrevistados possuem algum seguro e/ou previdência privada. Plano, seguro de saúde e seguro funeral são os produtos com maior penetração, 26% cada.

A pesquisa ainda revela que o maior interesse é na contratação de plano e seguro saúde. Em comparação com o estudo anterior, de 2021, seguro por invalidez e seguro prestamista apresentam crescimento na intenção de contratação .

Em relação à previdência, a principal motivação ao contratar um plano continua sendo garantir uma reserva para o futuro, um total de 51%, embora tenha apresentado queda desde 2021. 9% dos que contrataram plano de previdência não tem nenhum motivo específico. Para conferir os dados completos basta acessar o site do Fenaprevi.

Segundo Francisco Alves, vice-presidente da Fenaprevi, essa pesquisa representa um passo muito importante. “Estamos dispostos e ao lado da sociedade. Trouxemos dados amplos e nunca vistos no mercado”, finaliza.