A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a inclusão de mais um tratamento no rol de procedimentos de cobertura obrigatória dos planos de saúde. De acordo com o site Extra, a Diretoria Colegiada do órgão aprovou a incorporação do Encorafenibe combinado ao cetuximabe para tratamento do câncer colorretal (parte do intestino). A cobertura passa a ser obrigatória a partir de 1º de dezembro deste ano.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, as propostas de incorporação das tecnologias ao rol foram submetidas diretamente ao órgão. Todas as propostas passaram por processos de avaliação da agência, incluindo participação social e análise técnica criteriosa, que utiliza metodologia de avaliação de tecnologias em saúde, à semelhança de países, como Alemanha, Austrália, Canadá e Inglaterra.

O Rol de Procedimentos lista todas as tecnologias em saúde que compõem a cobertura assistencial obrigatórias composta por terapias, medicamentos, exames, cirurgias e outros procedimentos, atendendo às doenças listadas na Classificação internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: CQCS