As transformações do mercado de seguros deram ainda mais luz à função do corretor. Um setor ainda com baixa penetração na sociedade brasileira depende desse profissional não só para vender os produtos que estão na prateleira, mas também para ajudar as seguradoras a desenvolver outros que façam a diferença na vida do consumidor.

Conhecendo seu cliente e entendendo os seus anseios, o corretor precisa trabalhar com uma companhia que seja flexível o suficiente a ponto de ouvi-lo e desenvolver soluções a partir desse feedback.

Neste mês de outubro, quando tradicionalmente se destaca a relevância do corretor, o CEO da Essor Seguros, Filipe Alves, concedeu uma entrevista exclusiva à SND. O executivo destaca o relacionamento próximo que a seguradora possui com seus 9 mil parceiros cadastrados. Segundo ele, a companhia entende que o corretor desempenha um papel que vai muito além da distribuição. “A Essor trabalha para entender o que o corretor busca aos seus clientes e entregar uma solução completa e de forma rápida”, pondera.

Seguro Nova Digital – Responsável pela maior parte da distribuição de seguros no país, o corretor convive com as constantes transformações tecnológicas do mercado. Como ele consegue sobreviver a essas mudanças e de que maneira ele pode usá-las ao seu favor?

Filipe Alves – O setor de seguros e os corretores de seguros, assim como inúmeros outros setores e seus profissionais, vem enfrentando mudanças cada vez maiores e mais frequentes em diversas frentes: demográficas, regulatórias, econômicas e tecnológicas, para citar algumas.

A Essor Seguros tem utilizado novas ferramentas tecnológicas para auxiliar os corretores e seus parceiros de negócios a oferecer novos produtos e soluções aos seus clientes, como por exemplo, o seguro paramétrico ou a regulação de sinistros via inteligência artificial.

O corretor consegue sobreviver tendo uma seguradora que seja sua parceira para conhecer, entender e analisar como as transformações tecnológicas impactam os produtos e serviços de seguros e gestão de riscos e, principalmente, como estas mudanças podem ajudar aos seus clientes a ter soluções mais adequadas às suas necessidades atuais e emergentes, em função das mudanças que estes clientes também vêm enfrentado.

SND – Até dezembro do ano passado, 8.600 corretores estavam cadastrados na Essor. Qual é o nível de importância que a companhia classifica esse profissional na distribuição de seguros no Brasil?

FA – Hoje temos mais de 9 mil corretores cadastrados e este número continua em crescimento. O corretor é um ator fundamental na distribuição de seguros no Brasil, e com isto no entendimento das necessidades das pessoas, empresas e entidades que demandam soluções para adequada gestão de riscos e nas respectivas respostas a estas solicitações.

Importante destacar que a importância do corretor de seguros pode ir além da distribuição de seguros, incluindo a parte de desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades específicas das pessoas e/ou empresas, o acompanhamento e monitoramento dos respectivos riscos assegurados e eventualmente o apoio na gestão de sinistro, sendo um elo muito relevante entre a seguradora e o segurado.

SND – Qual é o perfil de profissional que se encaixa com o propósito da companhia?

FA – A Essor e o Grupo SCOR, um dos maiores resseguradores do mundo e acionista da Essor, tem o propósito de contribuir para a sociedade ser mais resiliente, via conhecimento, ferramentas e soluções de seguros para prevenir, gerenciar e mitigar riscos.

A Essor atende a todos os corretores que representem clientes atuais e/ou em prospecção interessados em renovar ou adquirir alguma cobertura de seguro disponível via Essor. Trabalhamos com profissionais que tenham o objetivo de desenvolver uma parceria de longo prazo, sustentável e com confiança e transparência. Adicionalmente, a Essor Seguros foca em produtos de nicho e pequenas e médias empresas.

SND – Conte como a seguradora pode ser uma parceira do corretor no seu cotidiano.

FA – A Essor trabalha para entender o que o corretor busca aos seus clientes e entregar uma solução completa e de forma rápida. Também olhamos a parceria de uma forma ampla e não apenas transacional, para que haja a adequada flexibilidade e reciprocidade nas decisões tomadas.

SND – Os bancos tradicionais e as fintechs se aproximam cada vez mais do setor, oferecendo, por exemplo, seguros dentro do aplicativo. Como você avalia a chegada desses ‘players’ e a venda direta de produtos de proteção?

FA – Como ocorre com muitas outras mudanças e com novos “players” em um determinado setor, surgem oportunidades e ameaças. Entendo que haja seguradoras e corretores que estão explorando novos negócios ao mesmo tempo que outros que estão enfrentando uma concorrência muito mais acirrada. O saldo inicial parece ser positivo para o cliente, dado o crescimento do mercado de seguros, com um maior leque de produtos e soluções e uma maior penetração do seguro na economia. Ainda assim, é importante atender às exigências regulatórias e observar para que a compra do seguro seja feita com o nível adequado de informações.

SND – Em 2022, a Essor cresceu 50% em prêmios emitidos em comparação ao ano anterior. A companhia também projeta um crescimento até o fim deste ano?

FA – A Essor projeta um crescimento em linha com o mercado até o final deste ano. Algumas linhas terão um crescimento maior, como por exemplo o seguro de painéis solares, o que reflete o compromisso do Grupo SCOR com questões “ESG” (meio ambiente, social e governança).

SND – Tradicionalmente no mercado de seguros, outubro é o mês dedicado especialmente ao corretor. Deixe sua mensagem para esse profissional.

FA – Prezado Corretor, considere a Essor Seguros uma seguradora que busca atender as necessidades dos seus clientes e desenvolver uma parceria de longo prazo, com confiabilidade, agilidade e conhecimento, e focada em seguros de nicho e pequenas e médias empresas.

 

Fonte:Seguro Nova Digital