A competição no mundo dos negócios nunca foi tão acirrada como nos dias de hoje. Com a ascensão do mercado digital, as empresas precisam não apenas inovar em seus produtos e serviços, mas também na forma como conquistam e retêm clientes. No Brasil, uma revolução silenciosa está em andamento no setor de produtos digitais, e sua chave para o sucesso é uma abordagem inovadora que faz uso de produtos de seguros. Essa estratégia está transformando significativamente o Lifetime Value (LTV) dos clientes, aumentando assim o retorno sobre o investimento (ROI) de forma marcante.

Nos últimos anos, o LTV tornou-se parte do vocabulário diário de todas as empresas que operam no espaço digital. O LTV representa a estimativa da receita média que um cliente irá gerar ao longo de sua vida, e, em muitos casos, esse valor tem se tornado insustentavelmente baixo. À medida que as estratégias tradicionais de marketing se tornam cada vez mais caras, complexas e competitivas, encontrar maneiras inovadoras de aumentar o LTV e o ROI se tornou um desafio primordial para muitas empresas e grandes líderes.

É nesse contexto que os seguros entraram em cena como uma solução surpreendentemente eficaz. Empresas inteligentes descobriram que, ao oferecer seguros como parte de seu produto ou serviço digital, integrando-os na jornada do consumidor, podem não apenas atrair clientes por sua segurança, retê-los por meio de assistências e benefícios, mas também aumentar o retorno de capital que o cliente produzirá, tudo isso em um ecossistema de ofertas muitas vezes proprietário. Isso cria um cenário promissor de eficiência, lucratividade e satisfação do cliente.

A estratégia é simples, mas poderosa. Considere uma empresa como uma fintech, uma plataforma financeira com carteira digital, conta completa, rendimentos e outros benefícios. Tradicionalmente, adquirir novos clientes e conseguir mantê-los, para esse tipo de plataforma, envolveria custos significativos, desde campanhas publicitárias até incentivos para aquisição. No entanto, por exemplo, ao integrar um seguro que protege o celular, as transações via Pix, a conta digital e a carteira do cliente, ou até mesmo um seguro viagem ou patrimonial, a empresa não apenas fornece valor adicional, mas também reduz a barreira para a conversão e preserva sua atividade dentro de seu próprio ecossistema.

Outro exemplo: se um cliente teme perder seu celular devido a roubo ou danos, a companhia pode assegurá-lo e ofertar uma proteção contra essas perdas. Se houver preocupações sobre segurança nas transações Pix, um seguro oferece cobertura para possíveis fraudes. Essa tranquilidade pode ser o fator decisivo que incentive o cliente a permanecer na plataforma, sabendo que tanto sua carteira digital quanto suas transações estão protegidas.

Além disso, a inclusão de seguros pode ser vista como uma demonstração tangível do compromisso da empresa com o sucesso do cliente, uma vez que suas ofertas são personalizadas de acordo com o perfil do consumidor e contextualizadas dentro de sua jornada. Isso cria um relacionamento de confiança que vai além de uma simples transação comercial. A satisfação do cliente aumenta, a retenção melhora, e o boca a boca positivo se espalha.

No entanto, é importante destacar que essa revolução silenciosa não é sobre a simples inclusão de um seguro como um artifício de marketing. É sobre entender profundamente as necessidades do cliente e oferecer uma solução valiosa que realmente faça a diferença em suas vidas.

As empresas têm a oportunidade de liderar essa mudança, transformando a maneira como abordam a retenção e rentabilização de clientes. As que abraçarem os novos padrões estarão bem posicionadas para prosperar em um mercado digital em constante evolução.

Em resumo, a combinação de produtos digitais e seguros está criando um panorama promissor para eficiência e satisfação do cliente, enquanto redefine a maneira como as empresas rentabilizam clientes. Essa é a revolução silenciosa que está moldando o futuro dos negócios digitais no Brasil.

Fonte: Latino Insurance