Discutir os tópicos mais quentes da indústria seguradora e, assim, unir as empresas em prol de um mercado mais robusto e fértil para o setor. Esse foi o motivo do encontro promovido pela CNseg com CEOs de 25 empresas associadas à Confederação, na sede da Escola de Negócios de Seguros (ENS), na capital paulista, na manhã dessa sexta-feira, dia 20.

Em sua fala de abertura o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, concentrou-se em reforçar as ações que contemplam o Programa de Desenvolvimento do Mercado Segurador (PDMS), que tem como meta aumentar em 20% o total de pessoas seguradas no Brasil e, também, aumentar a participação da indústria no PIB, dos atuais 6,2% para 10%, até 2030.

Oliveira também abordou outras temáticas, como o trabalho de comunicação realizado pela Confederação e aproveitou a oportunidade para convidar as empresas presentes a também contribuírem com essa missão. O presidente da CNseg incentivou os participantes a criarem formatos inovadores para a conexão com os seus consumidores. “Hoje, 67% dos brasileiros ganham menos de dois salários-mínimos. Por isso, precisamos trabalhar para também atingir essa parcela da população. Precisamos usar uma comunicação mais clara, mais atraente. É essencial reforçarmos para o cliente final que quem tem seguro vive melhor e isso vai muito além da indenização diante de um imprevisto”, reforçou.

Durante o encontro, o executivo ainda frisou a importância de estreitar o relacionamento com o poder público para que o setor una forças com seus representantes. “Ainda temos um longo caminho a seguir, mas precisamos mostrar que o setor de seguros presta um serviço essencial à sociedade”, pontuou.

Nesse contexto, ele também comentou sobre a disposição do atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de discutir pautas que envolvam o setor.

O trabalho das diretorias da CNseg

Os diretores da CNseg também marcaram presença no encontro e trouxeram informações sobre suas áreas de atuação, mencionando algumas ações que estão sendo tratadas pela CNseg. A diretora de Sustentabilidade e Relação de Consumo, Ana Paula de Almeida Santos, comentou sobre a liderança de sua área em cinco Comissões Temáticas (integração ASG; Diversidade e Inclusão; Relações de Consumo; Ouvidoria e a comissão de Seguros Inclusivos). A executiva também frisou o papel da equipe em atuar junto a entidades nacionais e internacionais e o trabalho de disseminar conteúdos que incentivem as boas práticas dentro das empresas do mercado segurador.

Já a diretora Jurídica da Confederação, Glauce Carvalhal, destacou o volume de ações em andamento: 1.247 ao todo, sendo cuidadas exclusivamente pelo time de contencioso da CNseg. A diretora também destacou o trabalho da equipe jurídica interna que presta consultoria para as associadas realizada por advogados especializados, que recebem inputs das empresas do setor; além do trabalho de consultoria para as outras entidades que atuam na indústria, como os Sindicatos das Seguradoras, por exemplo.

O diretor Técnico, de Estudos e Relações Regulatórias, Alexandre Leal, falou sobre projetos desenvolvidos por sua equipe, como a plataforma “Encontre seu Seguro”, que compara produtos do mercado segurador, e o próprio Programa de Desenvolvimento do Mercado Segurador (PDMS). Além disso, Leal também explicou como funciona a produção recorrente de estudos, como análises de cenários, estatísticas, projeções e conjunturas do setor. Por fim, ele abordou a atuação da Superintendência de Acompanhamento Técnico, também sob sua gestão, responsável por administrar assuntos contábeis, fiscais, reformas tributárias, dentre outros temas.

Já o diretor de Serviços às Associadas, André Vasco, frisou que a CNseg, atualmente, oferece às associadas cerca de 30 soluções tecnológicas e esclareceu a relevância do uso da tecnologia pela entidade na criação de produtos que tragam mais precisão e assertividade no levantamento de dados, todos em conformidade com a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD). Ele também reforçou que, ainda esse ano, a CNseg deve lançar mais três serviços que chegam para dar ainda mais suporte às seguradoras.

A superintendente-executiva de Comunicação e Marketing, Carla Simões, falou sobre a importância de uma estratégia de comunicação mais simplificada, justamente para facilitar o entendimento do consumidor e, assim, contabilizar maior alcance na imprensa e, consequentemente, impactar a população. A executiva também destacou o trabalho de marketing e lembrou da ação anunciada recentemente, na qual três atletas brasileiros serão patrocinados pela CNseg até o final dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

O último executivo a palestrar foi o diretor de Assuntos Corporativos e Relações Institucionais e Trabalhistas da Confederação, Genildo Lins. Ele lembrou que o time tem trabalhado em uma série de pautas importantes, que vêm sendo tratadas diretamente com o Poder Executivo, como as referentes ao retorno do DPVAT, ao Seguro Habitacional, às associações de proteção veicular e ao Seguro Garantia de Obras.

Fonte: SEGS