Felipe Tanus apresenta insights valiosos sobre o impacto da tecnologia e o crescimento robusto do Seguro de Crédito

Felipe Tanus, Diretor de Risco da Allianz Trade Brasil, referência mundial em Seguro de Crédito, compartilhou insights valiosos sobre o impacto da tecnologia no setor e o crescimento robusto do Seguro de Crédito no cenário macroeconômico atual.

A Revolução da Inteligência Artificial

Em uma era em que a tecnologia tem dominado a maioria dos setores, o seguro de crédito não é exceção. “A tecnologia se tornou chave”, enfatiza Tanus. A Allianz Trade Brasil, com um portfólio de mais de 45 mil compradores e riscos avaliados, adotou a inteligência artificial (IA) para otimizar suas avaliações e decisões.

“Metade das decisões mensais que tomo já são feitas através de inteligência artificial”, revela Tanus. Entretanto, ele foi rápido em destacar que não houve redução de quadro na empresa, já que a equipe agora concentra seus esforços em “riscos sensíveis” – aqueles que requerem avaliação humana detalhada. Assim, a IA e o talento humano se complementam, levando a melhores resultados.

Crescimento e Resiliência do Seguro de Crédito

No que diz respeito ao cenário macroeconômico, o seguro de crédito tem mostrado uma trajetória de sucesso notável. Com um crescimento anual acima de 20%, a popularidade do produto tem aumentado constantemente no mercado brasileiro.

Tanus menciona um “evento Americanas” ocorrido no início do ano como um exemplo de como desafios macroeconômicos podem ser convertidos em oportunidades. “O evento gerou para a gente uma possibilidade de desenvolvimento comercial altíssimo”, diz ele. As empresas reconheceram a necessidade de proteção contra eventos inesperados, impulsionando ainda mais o crescimento do setor de seguros.

Da mesma forma, durante crises econômicas, como as vivenciadas pelo Brasil em 2015 e 2016, a demanda por seguro de crédito cresceu substancialmente. Muitas empresas procuram mitigar riscos em tempos incertos e garantir que eventuais perdas sejam cobertas. Tanus é otimista sobre o produto, vendo potencial para crescimento sustentável, independentemente das condições econômicas.

Neste sentido, a combinação de inovação tecnológica e a crescente conscientização sobre a importância do seguro de crédito colocam a Allianz Trade Brasil e o setor como um todo em uma trajetória positiva para o futuro.

Fonte: Universo do Seguro