Depois de algumas mudanças, a Allianz volta a atuar com forte apetite em seguros corporativos e de grandes riscos. Além desta, outra boa notícias as corretores de seguros é que o grupo promete um capital elevados para assumir riscos no Brasil em contratos automáticos de resseguros. A capacidade disponível e a caneta para aprovação com subscritores dedicados à América Latina atende cerca de 95% da demanda da região e a expectativa é de que apenas 5% necessitem de aprovação da matriz.

Esta era uma noticia esperada pelos clientes e corretores de seguros, que tem na Allianz uma referência mundial em seguros de grandes riscos, que antes eram de responsabilidade de outra empresa do grupo, a Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS). No FIDES RIO 2023, a grupo fez o lançamento oficial da Allianz Commercial em toda a América Latina. O anúncio é resultado da união de forças das empresas da Allianz na Argentina, Brasil, Colômbia e México, com o objetivo de atender os clientes de seguros comerciais com uma abordagem unificada no mercado.

O anúncio segue a estratégia global da Allianz no setor de seguros comerciais, operando como ‘Allianz Commercial’ em todos os principais mercados. Liderado na América Latina por David Colmenares, os negócios da Allianz na Argentina, Brasil, Colômbia e México agora atuam sob o nome comercial de Allianz Commercial para oferecer uma abordagem integrada para empresas de médio porte, grandes corporações e riscos especializados em toda a região.

A operação do Brasil tem a liderança de Eduard Folch. “A agenda do PAC e de investimentos privados abre um novo marco de oportunidades para a seguradora neste momento de retomada econômica do país, onde queremos atuar deste o início dos projetos no momento da tomada de financiamento, até o empreendimento estar em operação. Temos uma gama diversificada de produtos para atender todo este ciclo. Também temos como estratégia elevar nossa fatia de mercado no segmento de empresas brasileiras que atuam no exterior. Temos soluções para empresas ao redor do mundo”, afirmou Folch.

Luciano Calheiros é o diretor executivo de negócios corporativos, e Karine Barros, diretora executiva comercial da seguradora. Ambos reportam para Folch e Colmenares. “Temos uma infinidade de oportunidades no segmento de pequenas e médias empresas, em linhas financeiras, como Dirtectors & Officers (D&O) e Erros e Omissões (E&O). Em transporte já temos uma carteira consolidada. Há um grande potencial para crescer em agro, uma vez que apenas 15% da área plantada no Brasil tem seguro. Vamos encontrar soluções que despertem o interesse do produtor em contratar. Queremos avançar e recolocar a Allianz no patamar da capacidade de riscos do grupo com a unificação da AGCS”, diz Calheiros.

Karine destacou a criação de uma nova estrutura de produtos para que os corretores possam prover boas soluções para seus clientes, que vão desde grandes clientes aos tradicionais, rede de distribuição que conta com mais de 30 mil profissionais. “Estamos desenvolvendo uma estrutura digital e produtos com soluções ágeis e customizadas para os corretores terem mais tempo para se dedicarem às vendas e considerarem a Allianz como o principal braço ao ter um processo fluído e produtos diversificados. Queremos o corretor próximo da nossa área de subscrição, para que possamos juntos criar soluções aderentes às necessidades de seus clientes”.

“A Allianz Commercial é a resposta para as necessidades de uma região que, como a América Latina, está repleta de oportunidades e grande potencial, aliado a um contexto único. Graças à nossa proposta, que inclui a combinação do suporte global do grupo Allianz e o conhecimento técnico e específico de nossas equipes locais, iremos consolidar nossa posição no mercado com uma equipe talentosa focada no serviço”, comentou Colmenares.

Globalmente, a Allianz Commercial está estruturada em onze regiões, cada uma liderada por um Diretor Comercial que gerencia o negócio integrado para clientes e corretores com uma abordagem comercial unificada e consistente, oferecendo um amplo conjunto de soluções.

O CEO da Allianz Commercial, Joachim Mueller, comenta: ‘A nova estrutura regional nos proporciona uma presença ideal em todos os principais mercados em todo o mundo – e agora na América Latina. Seremos capazes de atuar plenamente no mercado com uma abordagem consistente, oferecendo soluções de produtos avançadas, baseadas em conhecimentos globais da indústria e subscrição, e entregues com conhecimento do mercado local.

Fonte: Sonho Seguro