Conheça essa proposta de seguro que pode ser acionada imediatamente ao acidente e como ela funcionaria na prática

Novo seguro obrigatório no Brasil pode te dar até R$ 20.000 em Pix; entenda

Com o crescente aumento dos , como enchentes e deslizamentos, tornou-se evidente a necessidade de uma solução mais imediata para ajudar as famílias afetadas. Pensando nisso, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) propôs a criação de um “seguro catástrofe”.

E a melhor parte? Ele poderá depositar até R$ 20.000 em sua conta via Pix quase imediatamente após o governo declarar uma catástrofe. A seguir, você vai conhecer a proposta e como ela funcionaria na prática.

Seguro obrigatório pode fornecer até R$ 20 mil em Pix

O seguro foi projetado para ser acionado automaticamente assim que uma calamidade pública for declarada, garantindo que as famílias recebam auxílio rapidamente. A ideia é que, no primeiro dia útil após a declaração de um desastre, um valor de auxílio caia nas contas dos responsáveis pelas residências atingidas via Pix.

Atualmente, o valor discutido para este auxílio varia entre R$ 15 mil e R$ 20 mil. Esse montante visa garantir que as famílias possam providenciar acomodação, alimentos e outras necessidades imediatas. Além disso, para as trágicas situações de fatalidades, o seguro oferecerá um auxílio funeral adicional, girando em torno de R$ 5.000.

Como funcionaria na prática?

O propósito desse projeto é estabelecer um seguro social, cujo valor seria cobrado em todas as contas de luz residenciais do Brasil. Segundo estimativas da CNseg, o custo desse seguro para cada residência seria algo entre R$ 2 e R$ 5 por mês, tornando-o acessível para a maioria das famílias brasileiras.

A principal vantagem desse benefício, segundo Oliveira, presidente da CNseg, é sua simplicidade e rapidez. Não há burocracia, pois as únicas exigências para a liberação da indenização seriam o decreto de calamidade e a identificação da área afetada.

Por fim, vale destacar que o “seguro catástrofe” não substitui o seguro residencial. Seu propósito central é proporcionar um auxílio emergencial, minimizando demoras e burocracias frequentemente associadas a seguros tradicionais, oferecendo um suporte mais imediato às vítimas de catástrofes naturais.

Fonte: Seu Crédito Digital