Companhia cresce 32,6% e investe em aumento da participação de mercado e novas linhas de negócios com soluções completas de produtos de seguros e gerenciamentos de riscos para os diferentes ramos de atividade atendidos pela seguradora
A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, investe na expansão de seu portfólio de Seguros Corporativos após concluir a venda de seus negócios de Varejo para a HDI Seguros, subsidiária no Brasil da Talanx AG, um dos mais expressivos grupos seguradores da Europa. O acordo de venda, anunciado em maio de 2022, foi concretizado após a aprovação dos órgãos reguladores. Para essa nova fase, a companhia investiu em capital humano, infraestrutura e tecnologia para o incremento e desenvolvimento de novos produtos. Só no primeiro semestre de 2023, a companhia acumulou R$ 997,8 milhões em Prêmios de Seguros no segmento Corporativo, o que representa um crescimento de 32,6% no primeiro semestre de 2023.
“A Sompo Seguros tem reconhecida expertise na oferta de coberturas de riscos específicos dentro de um cenário complexo de negócios. Conquistamos uma reputação por meio da entrega de soluções personalizadas de seguros e consultoria em gerenciamento de riscos, que nos permite entregar valor agregado e construir relacionamentos duradouros com nossos parceiros corretores de seguros e clientes”, considera Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros.
A partir desse novo posicionamento, a Sompo Seguros passa a ser a primeira subsidiária da Sompo International de um mercado emergente focada em seguros corporativos. A companhia já mantém a liderança no ramo de Seguro de Transporte, está entre as três mais relevantes no segmento de RD Equipamentos (Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Não-Agrícolas) e apresenta crescimento exponencial no ramo Agrícola. A companhia também anunciou recentemente o lançamento de uma área de Petróleo & Gás e investiu na expansão de suas operações de Seguro Garantia e de Financial Lines. “Nesse último ano, investimos numa estratégia voltada à expansão do portfólio de produtos. Com isso, estamos preparados para prestar o suporte por meio de planos de seguros e gerenciamento que contemplem a mitigação de riscos e as múltiplas coberturas necessárias para garantir a segurança, sustentabilidade a viabilidade do negócio do cliente”, acrescenta Lalia Neto.
Com isso, a Sompo Seguros investe na expansão de sua abrangência no atendimento de clientes corporativos atuantes em diferentes atividades econômicas. Para isso, a companhia conta com a integração e intercâmbio de expertise com a Sompo International, para o desenvolvimento de produtos, subscrição, resseguro, e Developer Experience (DX) utilizando Inteligência Artificial. Para as soluções voltadas ao Agronegócio, a companhia também conta com o suporte da AgriSompo, uma plataforma global que trabalha sob uma abordagem de subscrição comum com experiência e tecnologia compartilhadas em uma ampla gama de produtos para a cadeia produtiva do agronegócio.
Transferência das linhas de negócios
Para uma transição tranquila, toda a Linha de Varejo, formada pelas carteiras dos ramos Automóvel, Residencial, Habitacional, Vida, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia até R$ 30 milhões) e Condomínio; foi inicialmente segregada e transferida à uma nova sociedade seguradora. Após a aprovação dos órgãos reguladores, essa operação foi vendida à HDI. “Isso permitiu que todo o processo de adaptação, ajustes e transferências de um negócio dessa magnitude ocorresse de maneira segura e eficiente, mantendo a qualidade dos serviços prestados aos parceiros corretores e aos segurados, enquanto permitiu o continuo desenvolvimento de oportunidades de negócios”, ressalta Rodrigo Caramez, Chief Strategy Officer (CSO) da Sompo Seguros. Vale considerar que os ramos que constituem a Linha de Varejo superaram R$ 1 bilhão em Prêmios de Seguros no primeiro semestre de 2023.
Com a conclusão da operação, a Sompo Seguros passa a atuar exclusivamente na área de Seguros Corporativos nos ramos de Transportes, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Engenharia, Lucros Cessantes, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia superior a R$ 30 milhões), Financial Lines e Responsabilidade Civil Geral, Garantia, Fiança Locatícia, Riscos Diversos – Equipamentos (Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Não-Agrícolas), Agrícola e Petróleo & Gás.
Histórico da Marca
A Sompo Seguros S.A. foi formada pela integração das companhias Yasuda Seguros S.A. e Marítima Seguros S.A. que, em abril de 2014, formaram a marca Yasuda Marítima Seguros. Após conclusão do processo de integração houve a decisão pela mudança da marca para Sompo Seguros S.A., já autorizada pela SUSEP e que passou a valer desde 1 de Julho de 2016. Depois de concluir a venda das operações de Seguro Saúde e da Linha de Varejo, a companhia passou a atuar, em agosto de 2023, exclusivamente na área de Seguros Corporativos.
Sompo Seguros lança campanha que marca novo posicionamento voltado aos clientes corporativos
Sob o mote “Especialista em Proteger suas Responsabilidades”, iniciativa visa destacar especialidade da seguradora em gerenciamento de riscos. Ação vai contar com presença em mídia impressa e digital, além de investimentos em conteúdo proprietário, branded content e inbound marketing
A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de lançar a campanha publicitária para apresentar ao mercado o novo posicionamento da companhia, que passa a forcar na área de Seguros Corporativos. Sob o mote Especialista em Proteger suas Responsabilidades, a campanha criada pela agência CRANE visa destacar o know how da companhia na consultoria de gerenciamento de riscos e soluções personalizadas de seguros que contribuam com os diferentes segmentos econômicos do País.
“A Sompo Seguros trabalha com muita proximidade com seus parceiros corretores de seguros e clientes para apresentar sempre as soluções adequadas de cobertura para que o segurado tenha todas as garantias necessárias para tocar seu empreendimento”, afirma Fernando Grossi, diretor Executivo Comercial e de Marketing da Sompo Seguros. “Esta é uma companhia de mais de 135 anos de existência que, no Brasil, atingiu a excelência e reconhecimento ao ter linhas de produto em posição de liderança de mercado. O foco nos ramos de seguros corporativos é uma decisão estratégica e a campanha publicitária vem para apresentar esse novo capítulo na história da companhia”, ressalta o executivo.
A campanha marca o lançamento da nova fase da companhia, que concluiu recentemente a venda da sua Linha de Varejo – formada pelas carteiras dos ramos Automóvel, Residencial, Habitacional, Vida, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia até R$ 30 milhões) e Condomínio – para a HDI Seguros. Agora, a Sompo Seguros passa a atuar exclusivamente na área de Seguros Corporativos nos ramos de Transportes, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Engenharia, Lucros Cessantes, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia superior a R$ 30 milhões), Financial Lines e Responsabilidade Civil Geral, Garantia, Fiança Locatícia, Riscos Diversos – Equipamentos (Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Não-Agrícolas), Agrícola e Petróleo & Gás.
A campanha vai contar com investimento em mídia impressa e digital, inbound marketing, branded content, mídias sociais e ações de endomarketing, além de um novo portal corporativo com conteúdo especializado em temas voltados aos assuntos de interesse de corretores de seguros e clientes das verticais atendidas pela seguradora, tais como Gerenciamento de Riscos, Macroambiente, Segmentos Empresariais e Soluções, entre outros. Já para estrear a nova fase, a companhia disponibilizou em seu canal no Youtube, um vídeo-manifesto em que apresenta o novo posicionamento ao mercado. Para assistir, CLIQUE AQUI.
“A proposta é fomentar o interesse dos profissionais por assuntos relacionados à prevenção, gerenciamento de riscos, eficiência operacional e outros temas de afetam o dia a dia das cadeias produtivas atendidas pela companhia. Para isso, vamos nos valer da reconhecida autoridade que a Sompo Seguros acumula nesses temas para estabelecer o diálogo próximo de nossos executivos por meio dos nossos múltiplos canais de comunicação para ressaltar essa característica que sempre tivemos de colocar nossa expertise em campo para atuar em parceria com corretores de seguros e clientes com soluções completas em seguros de grandes riscos”, ressalta Tercio De Polli, gerente de Marketing e Gestão Comercial da Sompo Seguros.
“A presença em mídias on e offline contempla veículos de negócios e publicações segmentadas voltadas às indústrias atendidas pela companhia”, avalia Aline Telis, coordenadora de Marketing da Sompo Seguros. “Esse investimento em mídia e conteúdo segue uma estratégia ominichannel para reforçar a autoridade na área de gestão de riscos e nas soluções de produtos corporativos e voltados ao agronegócio, bem como atributos da marca como responsabilidade, solidez, confiança e expertise em seguros complexos e grandes riscos”, conclui.
Fonte: William Parron