Alguns pontos são essenciais de serem levados em consideração no momento da contratação de um seguro auto. Se você está à procura de um, veja as dicas neste texto.

A contratação do seguro auto, pode gerar diversas dúvidas, principalmente, relacionadas com valores e cobertura. Por isso, é importante levar em consideração alguns pontos no momento da contratação de um seguro auto. Saiba quais são!

A importância de ter um seguro auto, nos dias de hoje, está muito focado para cobertura de roubos, furtos e acidentes, não é mesmo? Afinal de contas, ninguém quer ficar no prejuízo.

Porém, quando olhamos para os números de pessoas que perdem o seu veículo todos os dias para criminosos, intensifica a importância de ter esta cobertura para o seu veículo.

Mas, mesmo tendo necessidades não muito complexas, a contratação de seguro auto é capaz de gerar diversas dúvidas, já que as seguradoras têm diversas opções, incluindo, coberturas adicionais que podem deixar o cliente um pouco inseguro do que colocar na sua apólice.

Por este motivo, vamos falar um pouco sobre o que levar em consideração no momento da contratação de um seguro auto. O primeiro ponto, antes de tudo, é escolher as seguradoras mais confiáveis. Para isso, você pode fazer uma cotação de seguro on-line em sites que sejam mais conhecidos e renomados – que é muito mais rápida e prática porque não precisa sair de casa – ou então ir até alguma corretora que conheça. O importante é sempre pesquisar muito bem, independente de ir pessoalmente ou não.

Tendo isso em mente, leve em consideração os pontos que vamos apontar a seguir!

Dicas do que considerar quando for contratar um seguro

Diversos pontos são necessários para as pessoas que irão contratar um seguro auto. Mas é essencial entender quais opções oferecidas pelas seguradoras são realmente eficazes.

Então, fique de olho nestas dicas:

1. Conheça a seguradora

Se por algum motivo o seu corretor de seguro indicou uma seguradora que você não conhece, faça pesquisas sobre a empresa. Entenda todos os pontos positivos e negativos antes de fechar negócio. Desta forma, se possível, pergunte a pessoas que também utilizam a seguradora para saber se esta é a melhor opção.

Uma busca no site da Susep (Superintendência de Seguros Privados) também trará mais confiança.

1. Contate um corretor de seguros

Quando pedimos ajuda para um corretor de seguros, temos menor chance de ter problemas no futuro. Por isso, procure um profissional de confiança para fazer o intermédio entre você e a seguradora. O corretor ainda poderá ajudar a escolher a melhor opção para a sua necessidade.

1. Saiba exatamente o que você precisa

A contratação de um seguro auto é exatamente para que o seu veículo fique protegido, não é mesmo? Por isso, ter em mente quais são as nossas necessidades, facilitará no momento de fechar a apólice.

Um dos principais erros dos condutores é ficar diminuindo a cobertura para que o seguro auto fique mais barato. Dependendo da economia, ela pode ser mais cara lá na frente. Por exemplo, se você retira a opção de guincho do seu seguro e o seu carro quebra, às vezes, o custo do reboque pode ser maior do que o valor a ser pago pelo seguro.

Existem facilidades contratadas que podem ajudar muito em caso de problema com o veículo.

1. Fique de olho na franquia

Não é só no valor da parcela ou até mesmo do seguro total que devemos prestar a atenção. O valor cobrado pela franquia também é um ponto de atenção. Afinal, em caso de sinistro após um acidente, é o que deverá ser pago para que o conserto do seu carro e de terceiros, se tiver na apólice esta opção.

Dependendo do caso, quanto maior é a franquia, mais barato fica o valor do seguro. Porém, é preciso chegar ao meio termo dando uma balanceada entre o valor da franquia e o seguro auto.

1. Cobertura da Tabela Fipe

Outro ponto que devemos levar em consideração no momento da contratação de um seguro auto é a cobertura da indenização comparada ao valor do carro na Tabela Fipe. O mais indicado são as opções em que o ressarcimento é de 100%. Desta forma, em caso de roubo, furto ou acidente em que foi dada a perda total, a seguradora pagará o valor integral do automóvel.

Nesta opção também conseguimos ter uma redução no valor do seguro quando alteramos a porcentagem da indenização. Mas já imaginou acontecer alguma coisa e você receber só uma parte do valor? Ficaria bem mais difícil comprar outro veículo, concorda?

Fonte: Times Brasília