Nos dias 24, 25 e 26 deste mês de setembro, o Rio de Janeiro receberá a maior conferência de seguros da América Latina – e, entre os temas que serão discutidos, está segurança no meio digital.

Prevenção é fundamental

De acordo com a equipe da FIDES, em matéria publicada no site do evento, embora as seguradoras estejam investindo constantemente em tecnologia, elas estão permanentemente expostas a ataques virtuais. Em média, são 1,5 mil ameaças por mês.

Marta Schuh, diretora de cyber insurance da Howden, corretora internacional de seguros e resseguros, conversou com a FIDES e explicou que o risco evolui todos os dias e que a empresa, como todo o mercado, está “sempre atrás em relação aos perigos que surgem”.

Para Schuh, é importante que a cadeia de corretoras e seguradoras sejam vistas como um todo. “As grandes empresas investem milhões de reais para garantir sua governança, tanto na esfera operacional quanto na de dados”, afirma. “Mas a porta de entrada até elas por um hacker pode ser através uma pequena companhia que conta com a confiabilidade do mercado”.

Telemetria como monitoramento

Em matéria publicada no site da FIDES, Marta Schuh explica a importância do uso da telemetria – sistema de monitoramento remoto que envolve a coleta, transmissão e análise de dados à distância, geralmente em tempo real – para um melhor monitoramento de risco.

O texto completo da entrevista com Marta Schuh você pode ler na área ‘Notícias’ do site da FIDES Rio 2023, onde há sempre material atualizado sobre o evento.

Fonte: Segs – Portal Nacional dos Corretores de Seguros