Os seguros de automóveis, residências, cargas transportadas e rurais são exemplos de seguros que pertencem ao segmento denominado “Danos e Responsabilidades”, cujas seguradoras que operam esses ramos são associadas à FenSeg – Federação Nacional de Seguros Gerais e visam proteger o patrimônio dos  segurados, isto é,  os bens adquiridos e tudo aquilo no qual foram investidos tempo e recursos  que podem  sofrer danos em virtude de ocorrências climáticas e demais fatos relacionados ao dia-a-dia das pessoas.

Além dos seguros diretamente relacionados aos bens físicos, podemos citar também as coberturas de Lucros Cessantes e de Responsabilidade Civil – RC, que garantem aos segurados os valores que tenham que desembolsar em decorrência de danos causados involuntariamente a terceiros.

Como exemplo, podemos citar o seguro de automóvel que, além de cobrir os danos causados aos veículos de propriedade do segurado, também garante os danos materiais e pessoais causados a terceiros em decorrência de acidentes.

Existem diversas modalidades de seguros de RC, podemos citar como exemplo os seguros de Responsabilidade Civil Profissional, que são muito procurados por médicos, advogados, dentistas e outros profissionais autônomos que buscam tranquilidade para exercerem suas atividades.  Além do RC Profissional existe também o seguro de RC  Administradores (D&O – Directors & Officers ),  que  garante proteção para executivos e administradores de empresas em sua atuação na gestão de empresas.

Para conhecer um pouco mais sobre os seguros de Danos e Responsabilidades, acesse o Glossário do Seguro, uma publicação da Confederação Nacional das Seguradoras que lista e explica as principais características dos produtos ofertados por este e outros segmentos de seguro, ajudando a ampliar a compreensão desse importante instrumento de proteção pessoal e da nossa sociedade.

Fonte: CNSEG