A Susep vai criar, a partir de setembro, diversas comissões para avaliar mudanças em normas que regem alguns dos principais produtos do mercado. O anúncio foi feito pelo superintendente da autarquia, Alessandro Octaviani, ao site “Notícias do Seguro”, recém-lançado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). “Vamos promover uma grande oitiva para ver os seguros que poderão ser articulados ao desenvolvimento e as mudanças necessárias em seu clausulado”, revelou Octaviani.

Segundo ele, a intenção é promover, “em prol da agenda do desenvolvimento”, reformas nos ramos e modalidades de seguros.

Sobre projetos que tramitam no Congresso Nacional ele salientou que cabe ao Legislativo criar as leis e à Susep, cumpri-las. “O máximo que podemos fazer é opinar quando somos chamados sobre projetos em tramitação. Nesse sentido, acompanhamos PL de Cooperativa e o PL de contrato de seguros”, pontuou o superintendente da Susep.

A respeito das prioridades da Susep para 2023, ele observou que a intenção sempre é a de “olhar o seguro como suporte da economia nacional ou em prol do desenvolvimento do país”.

Ainda de acordo com Octaviani, outro desafio do setor é o da digitalização da economia brasileira. “Precisamos de segurança nessas operações e seguro tem um papel importante nisso”, comentou.

Já na agroeconomia, o objetivo é fazer o seguro atuar “de forma ainda mais proativa não só na agroindústria, mas também no meio-ambiente”.

Por fim, no que se refere ao acesso ao seguro, ele disse que é preciso “levar seguros para aqueles que ainda não acessam o serviço”, pois, dessa forma, o mercado estará olhando “para toda economia brasileira e não só para um pedaço dela”.

Fonte: CQCS – Centro de Qualificação do Corretor de Seguros