Ao falar sobre vendas no universo corporativo, muitas pessoas podem ficar receosas, já que esse ecossistema costuma ser tratado com bastante formalidade, além de uma forma geral, ser exigente. Quando esse contexto se aplica à venda de seguros para pessoa jurídica, não é diferente. Pensando nisso, a Sompo Seguros destacou 5 dicas para os corretores que desejam acertar nas apresentações para empresas e se destacar nesse meio. Confira.

1. Defina o seu público

Para criar uma apresentação de impacto, o primeiro passo é definir para quem ela será mostrada. Saiba quem é o principal público que quer atingir e por quê. Para isso, pesquise sobre a empresa, quais são suas necessidades, quem são os tomadores de decisão, quais seguros pode oferecer e por quê. Após responder a essas perguntas, é possível começar a planejar quais mensagens quer transmitir, afinal, você já sabe o que o seu público deseja ouvir!

2. Planeje um roteiro

Para que as pessoas sejam impactadas por sua mensagem, elas precisam primeiro entender o que foi falado. Para alcançar isso, sua apresentação precisa ter uma sequência coerente de ideias, claras e bem estruturadas, ou seja: começo, meio e fim. Apesar de parecer simples, muitos se perdem nessa parte.

Use a criatividade! Para iniciar, abra a apresentação com um relato ou frase que despertem o interesse da plateia. Uma pergunta instigante ou que cause um certo estranhamento são boas pedidas. Na sequência, sugira soluções que respondam à pergunta, descreva os benefícios dos seguros empresariais e dê bons exemplos sobre o tema. Para finalizar, chame o público para a ação, mostrando que a contratação do seguro é uma excelente opção.

3. Aplique exemplos

Como já mencionado, bons exemplos são fundamentais. Eles têm o poder de tornar sua mensagem mais real, mais palpável, pois as pessoas tendem a se identificar com as situações. Além disso, servem para esclarecer as dúvidas da plateia. Não esqueça que você também pode usar imagens como exemplos!

4. Atente-se ao design

Não é preciso ser nada elaborado, pois não é preciso ser um profissional da área de criação para desenvolver um PPT com bom senso estético, que seja atrativo para a audiência. Aqui vão algumas dicas:

– Evite usar os templates já prontos do PowerPoint ou Keynote, mas se desejar utilizar algum, dê preferência para aqueles mais limpo e menos batidos;

– Nunca insira textos longos, o ideal é que não passem de um parágrafo curto (5 linhas). Sempre que puder, use imagens, fotos e ilustrações para enriquecer o conteúdo;

– Não use fontes muito elaboradas, pois elas dificultam a leitura. Além disso, evite letras muito pequenas ou muito grandes, equilíbrio é a palavra-chave em apresentações!

– Fique atento ao contraste entre o texto e o fundo. Se estiver muito fraco, também atrapalha a leitura da plateia;

– Evite muitas cores e imagens num único slide. Menos é mais, certo?

5. A apresentação deve ser base para o discurso

Não chegue na reunião e comece a ler os seus slides. A apresentação deve ser apenas o apoio, não a estrela! Crie também um roteiro para o que vai falar e treine bastante. Esse é o momento para afiar o seu discurso de vendas! Também é importante estar preparado para perguntas, então memorize boas respostas aos possíveis questionamentos que surgirão durante a apresentação.

Fonte: CQCS