Tenho alertado os corretores de seguros sobre estar sem pendências documentais ou exame de obrigações perante a Susep. O fato é que não se sabe o número de casos, mas é possível que sejam muitos.
O fato importante é que as seguradoras estão cumprindo a determinação de suspender os corretores que estiverem com pendências, na maior parte das vezes sem aviso prévio.
O que fazer?
Passo nº 1:
Pesquise se a sua corretora PJ e a PN do corretor técnico da corretora estão ativas, neste endereço: PESQUISE AQUI
Passo nº 2:
Caso haja pendências e o status esteja suspenso, mesmo que a corretora ainda possa produzir nas seguradoras em que trabalha, agilize conhecer o que está faltando.
Observação: Geralmente, é necessário possuir login e senha gov.br.
Passo nº 3:
É imprescindível ler o manual de cadastramento do corretor de seguros, com o seguinte link: ABRA AQUI
Passo nº 4:
Fique calmo, mas atento às necessidades e urgências dessa situação relevante. Procure anexar os documentos que faltam ou outra coisa que for pedida.
Passo nº 5:
Após anexar os documentos ou atender às demais solicitações, envie e-mail para a Susep:
“Caso ocorra a suspensão, os registros permanecerão com esse status até que haja a devida regularização por parte do corretor. Efetuada a regularização, sugerimos o encaminhamento de mensagem para o e-mail [email protected], informando o nome completo do corretor, CPF/CNPJ, número do cadastro da Susep e a pendência que foi regularizada”. Fonte AQUI
Aproveito o momento para pedir a SUSEP que promova junto as seguradoras, antes mesmo da suspensão, um prazo para regularização, em que as seguradoras possam avisar diretamente seus corretores de seguros. Afinal, também sabemos que essas medidas foram editadas anteriormente, mas que são necessárias para o bom andamento do seguro.
No caso de dúvidas e dificuldades, aconselho procurar as entidades representativas de classe, para prestação de apoio e aconselhamento.
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros