O diretor acadêmico do programa MS Financial Technology da Universidade de Connecticut, John Wilson, foi um dos keynote speaker da Plenária Principal do primeiro dia, 25, do evento CQCS Insurtech e Innovation em São Paulo. Além dele, a diretora de serviços para alunos e docentes dos programas STEM de graduação da Escola de Negócios da UConn também foi uma das convidadas. Na palestra, o tema de destaque foi “estratégias inovadoras de aquisição de talentos” no mercado de seguros.

Em uma apresentação interativa, a qual os presentes no evento puderam enviar eventuais perguntas para os executivos, John Wilson e Laurissa Berk acreditam que a indústria de seguros pode, sim, estar vinculada com as novas tecnologias, como a inteligência artificial. Estas inovações, inclusive, podem ser ótimas ferramentas para atrair estudantes e novos talentos. Colocando esse conceito em prática, a UConn tem, hoje em dia, algumas táticas para conquistar novas pessoas, principalmente os mais jovens, ao setor de seguros.

A diretora de serviços defende a ideia de que apresentar, através de experiências desafiadoras, a indústria aos alunos e fazê-los mergulhar nela é fundamental. “O mercado financeiro e o de seguros não é só Nova Iorque. Queremos que os nossos alunos entendam a natureza global deste setor. Por isso, levaremos eles para Londres em março para que conheçam as empresas, acessem companhias de outros países e conheçam estudantes de diferentes lugares do mundo.”, destaca ela.

Levar os alunos a congressos e conferências garantiu sucesso ao programa da Universidade de Connecticut. De acordo com os executivos, antes do primeiro evento, apenas 15% dos estudantes estariam dispostos a trabalharem no setor e as big techs eram as favoritas. Depois da conferência, esse índice mostrou um grande crescimento: cerca de 60% afirmaram que estariam dispostos a trabalharem com o mercado segurador. Tal panorama, ainda segundo Wilson e Baker, mudou porque os alunos puderam vivenciar, um pouco, a indústria, fazer networking e ouvir e observar como são as coisas.

Além dos eventos, durante a apresentação dos palestrantes, John Wilson ressaltou que, atualmente, as inovações tecnológicas não são apenas para o Google. Ele também destacou que fazer parceria com companhias pode ser uma estratégia para atrair novos talentos: “Temos experiências internas com empresas que fazem parceria com a gente. Em parceria com elas, levamos estudantes para que eles possam participar de encontros de tecnologia e falar com especialistas do setor.”, argumenta o diretor acadêmico. O engajamento é importante, mas a educação e o treinamento contínuo dos jovens também são essenciais.

 

Fonte: CNseg