Saiba como funciona o seguro de Responsabilidade Civil Facultativa, a tão falada cobertura para terceiros
Alguns termos podem deixar os motoristas confusos na hora de cotar um seguro auto. Um deles é o termo RCF, sigla para Responsabilidade Civil Facultativa. Popularmente conhecido como seguro para terceiros, esse tipo de cobertura não deve ser ignorado.
A lei prevê que uma pessoa física ou jurídica deve reparar o dano causado a outra, inclusive no caso de ocorrências de trânsito. Essas reparações podem ser de diferentes naturezas: conserto de carro, indenizações morais, assistência de saúde, entre outras.
Dessa forma, a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa garante a indenização a danos não intencionais, sejam eles materiais ou corporais.
Por exemplo: caso haja uma colisão do seu carro em outro, o seguro RCF compromete-se a cobrir os estragos causados ao veículo não segurado caso o segurado seja culpado pelo acidente.
O terceiro será indenizado e o segurado não terá de se preocupar nem arcar com esses custos.
Seguro RCF exclusivo
É importante ficar atento, pois nem todo seguro auto inclui a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa. Geralmente, ela é cobrada à parte e o valor varia conforme o plano contratado.
Contudo, algumas seguradoras oferecem a modalidade de seguro exclusivo RCF. Nesse caso, o cliente contrata o serviço apenas contra os danos causados aos veículos de terceiros e seus ocupantes.
Embora não seja o ideal, o seguro exclusivo RCF é uma forma de não ficar sem nenhuma proteção. Já imaginou colidir com uma Ferrari e ter de arcar com o conserto?
Com isso, contratar um seguro RCF pode ser uma solução para quem não quer ou não pode gastar tanto. Também é possível contratar, separadamente, a Assistência Dia e Noite, contando assim com serviços emergenciais para o carro.
Fonte: CQCS