Valdirene Soares Secato, Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do grupo Bradesco Seguros, comentou com o Sonho Seguro sobre o envolvimento de clientes e parceiros em ações sustentáveis e como consegue influenciar, como investidora institucional, investimentos sustentáveis. “Temos alguns exemplos de como estimulamos a sustentabilidade em nosso negócio, por meio de nossos produtos e serviços. Contamos com uma agenda de negócios sustentáveis para mapear indicadores e promover impactos sociais e ambientais positivos”, afirma. Leia abaixo os principais trechos da entrevista.

As seguradoras têm um grande poder de estimular a sustentabilidade por estarem entre os maiores investidores institucionais do mundo. São mais de R$ 1,3 trilhão em ativos garantidores sob gestão do setor, sendo o grupo um dos destaques neste portfólio do setor. O que a Bradesco Seguros tem feito neste sentido?

Integramos os aspectos ASG (ambientais, sociais e de governança) aos nossos pilares estratégicos de sustentabilidade, incorporando-os aos nossos negócios por meio da oferta de soluções, produtos e serviços, seguindo o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. Ao oferecer planos de previdência privada com princípios ASG, por exemplo, integramos os critérios nas decisões de investimento e alocação de recursos destes planos. Dessa forma, os recursos são investidos em empresas com alto grau de comprometimento ambiental, social e de governança, promovendo, assim, o engajamento das empresas investidas.

Os principais desafios ambientais e sociais exigem soluções de transferência de risco. Como a Bradesco se envolve com clientes e parceiros para que eles também façam parte do conceito e das ações do grupo?

O grupo Bradesco Seguros é um grande e completo ecossistema de seguro em prol de todas as pessoas que participam desse universo de utilização e comercialização que geram proteção. Por meio de ações que têm como foco nossos clientes, corretores parceiros, prestadores de serviço e funcionários, procuramos engajar todos os envolvidos no fortalecimento da responsabilidade social no negócio, na valorização do capital humano, estreitando as relações e construindo uma base sólida para a tomada de decisões por meio de consulta, diálogo e colaboração. Além disso, consideramos nossos clientes a razão da nossa existência e atuamos de forma responsável e próxima em todas as esferas do nosso relacionamento, estabelecendo confiança e transparência. Levamos a sério esse compromisso, por meio da oferta de produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Pode citar alguns exemplos?

Em Gestão de Riscos, a companhia conduz o processo de gerenciamento do risco socioambiental, com o envolvimento de diversas outras áreas com atribuições específicas, assegurando uma estrutura eficiente na mensuração e controle. Os principais riscos são identificados, monitorados e reportados, incluindo os riscos ambientais decorrentes dos imóveis sob gestão da BSP Empreendimentos Imobiliários e das apólices de seguros e/ou produtos comercializados para clientes empresariais.

E com fornecedores?

O grupo conta com medidas restritivas para clientes, fornecedores, corretores, referenciados, credenciados e prestadores de serviços relacionadas. O Grupo está atento às questões como utilização de mão de obra de trabalho infantil e análogo ao escravo e de exploração sexual em todas as suas relações comerciais e de negócios.

Como eles são avaliados?

Toda a cadeia de fornecedores do grupo é avaliada pela gestão de fornecedores, incluindo aqueles que prestam serviços exclusivamente para o mercado segurador, como assistência ao segurado, regulação de sinistro, telemedicina, auditoria médica e sindicantes. Ao todo, 100% dos fornecedores foram submetidos a avaliações socioambientais e selecionados com base em critérios relacionados a Direitos Humanos. A área de Gestão de Fornecedores realiza mensalmente monitoramento da base de empresas cadastradas e, caso seja identificado algum apontamento impeditivo, o fornecedor é bloqueado para contratações futuras.

Os riscos trabalhistas são avaliados?

O grupo conta ainda com o programa Fornecedor Mais Sustentável, da Organização Bradesco, que define e analisa três principais riscos: Trabalhistas; avaliando emprego de mão de obra infantil, o atendimento às cotas de jovens aprendizes e funcionários com deficiências, e a formalização de contratos de trabalho e discriminação; Ambientais, avaliando licença de operação (quando aplicável), alvará de funcionamento, certificado de limpeza periódica de caixas d’água, gerenciamento de emissões atmosféricas e potabilidade da água; Saúde e segurança: atendimento às políticas, normas, treinamentos, autuações trabalhistas, entre outros.

Uma forma de proteger, é educar. O que o grupo tem feito?

A companhia tem a constante preocupação em educar e levar informações sobre o universo de seguros para a sociedade. Com isso, lançou uma página de educação em seguros, com foco em proporcionar conhecimento ao consumidor sobre a importância de se ter um seguro, seja na proteção pessoal, da família ou de algum patrimônio, além de oferecer conhecimento dos produtos e fundamentos do seguro.

Os serviços remotos também ajudam o planeta

Ao disponibilizar serviços remotos, a necessidade de deslocamento dos clientes é reduzida. A plataforma de Telemedicina, por exemplo, permite que os segurados recebam atendimento médico em videochamada. Assim, além de evitar emissões do deslocamento por veículos, o uso de papel e impressões é reduzido, pois as informações de atendimento são inseridas no prontuário eletrônico, com toda a segurança exigida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPG).

No tema mudanças climáticas, o que tem sido feito?

A Operação Calamidade tem como objetivo reduzir, para o menor prazo possível, o atendimento aos sinistros e o pagamento das indenizações por tragédias naturais aos segurados dos produtos de automóveis (coberturas para alagamento) e residenciais, empresariais, condomínio e de equipamentos (cobertura para vendavais e queda de granizo). Desde seu início, já foi acionada 34 vezes, teve mais de R$ 20 milhões pagos em indenizações, atendendo 4.238 famílias e negócios. Nas duas edições abertas em 2021, foram mais de R$ 3 milhões em indenizações, atendendo 723 famílias e negócios.

Comente sobre o Programa Auto Reciclagem

Contamos com assistências para apoiar nossos clientes e parceiros a reciclar o que for possível e economizar recursos, como energia e água. No Programa Auto Reciclagem, engajamos oficinas automotivas na gestão da sucata e dos resíduos, favorecendo a Economia Circular com uma plataforma e um sistema de coleta, reuso, reciclagem e destinação correta. Foram 20,8 mil toneladas de materiais automotivos recolhidos desde o início do programa em 2009.

Como funciona o Sinistro Sustentável?

Montamos um sistema para a destinação correta de resíduos dos nossos clientes dos seguros de automóvel e residencial, com um suporte vai desde o agendamento e coleta até o descarte e destinação final adequada. Quando um de nossos segurados precisa descartar um móvel não utilizado ou um eletrodoméstico danificado, nossa assistência disponibiliza um serviço para coletar estes itens em casa e dar a destinação adequada. Caso não seja possível reaproveitar, reparar ou reciclar, estamos preparados para realizar o descarte ecologicamente correto. Em 2023, este projeto conquistou o Qorus-Accenture Innovation in Insurance Awards, premiação global que reconhece as melhores e mais inovadoras ideias e práticas que transformam a indústria de seguros em benefício dos clientes.

Fonte: CNseg