Ao entregar a premiação dos Destaques 2023, no fim do mês passado, era nítido o sentimento de orgulho no olhar da então presidente da entidade, Andreia Araújo. Muitos dos nomes chamados, e que recebiam o troféu de suas mãos, eram mulheres. 

O evento que fechou com chave de ouro a segunda gestão de Andreia em frente ao Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul, serviu também para consolidar uma bandeira tão defendida por ela: a presença cada vez maior de mulheres em posições de destaque, em um mercado até pouco tempo dominado pelos homens. “Sem dúvida, motivo de comemoração, quando percebemos que conseguimos entrar num segmento essencialmente masculino, onde a representação feminina era nula a pouco mais de uma década”, resume.

Ela reafirma sua posição em números: “Historicamente, não apenas no ramo securitário, as mulheres têm conquistado cada vez mais seu espaço. Pautada no último estudo ‘Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil’, realizado pela Escola Nacional de Seguros (ENS), fico feliz de saber que 55% da mão de obra no setor de seguros é preenchida por mulheres”.Jane Mansur e Dra.

Laura Agrifoglio, protagonistas e grandes militantes. “Muitas mulheres gigantes do nosso mercado em um passado recente abriram portas para que hoje pudéssemos transitar não apenas no mercado de seguros, mas no mundo corporativo em qualquer segmento”, destaca Andreia Araújo. “Aqui faço uma deferência para duas mulheres do nosso Estado que são protagonistas nesse processo de abertura, atuando à décadas sempre imbuídas da generosidade de abrir caminho para outras mulheres: nossa professora Jane Mansur e Dra. Laura Agrifoglio, grandes militantes no mercado segurador”, detalha Andreia, também reconhecida por levantar essa bandeira durante toda sua trajetória profissional. “Importante frisar isso pois falamos de uma grande transformação de mercado recente. Ao recordarmos de feitos e pessoas, honramos o que estas mulheres fizeram por nós”.Sobre a presença feminina no Prêmio Destaques 2023, Andreia descreve como uma grata surpresa: “São claros sinais de que estamos no caminho certo”.

E a presença feminina foi em peso: na categoria Comercial de Seguradora, nas 5 regiões, 4 tiveram mulheres levantando troféu: Daiane Souza (Região 1), Daniela Freitas (Região 2), Alexandra Costa (Região 3) e Daniele Grillo (Região 5). Já Patricia Disconsi, da Sul América, dividiu com Ederson Daronco, da Bradesco Vida e Previdência, o trogéu de Executivo do Ano, além de empresas premiadas que tem em seu DNA a liderança feminina, como o escritório de advocacia Agrifoglio Vianna. Mulheres premiadas recebendo o troféu de uma mulher que presidiu por 4 anos essa renomada e respeitada entidade que é o CVG, como bem descreveu Daiane Souza. “Vejo como um desenvolvimento positivo e encorajador. 

A presença das mulheres em cargos de liderança é crescente. Empreendendo, desempenhando papéis-chave em diversas áreas. Os desafios são grandes e a capacidade de superá-los com êxito deve-se a criatividade, diferentes formas de pensar, superar desafios, o que pode proporcionar soluções inovadoras e eficazes”, observa a vencedora na região 1, que compreende Porto Alegre e Região Metropolitana.”Foram 4 mulheres premiadas e toda representantes da Tokio Marine, o que me enche de orgulho de fazer parte desse time de mulheres que inspiram e atuam como protagonistas no mercado segurador.

No passado os homens eram maioria absoluta nas lideranças do mercado de seguros no Brasil, hoje esse cenário já mudou. Com certeza estamos chegando a outro patamar, numa trajetória de busca pela transformação e o empoderamento das mulheres. Acredito na força feminina”, celebra Daniele Grilo, premiada pela região de Pelotas, Interior do RS e a Fronteira.”Esse resultado mostra o quanto o cenário está mudando e nós mulheres estamos ganhando cada vez mais espaço no mercado de seguros. 

Antigamente, víamos muitas mulheres do nosso mercado ter que escolher entre ter filhos ou focar apenas na carreira, por exemplo, e hoje já conseguimos contar com uma rede de apoio que permite conciliarmos as duas coisas, como é o meu caso e de minhas colegas”, destaca Alexandra Costa, que levou o troféu para região onde atua, nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento, São Marcos, Vacaria, Antônio Prado e Flores da Cunha.

Ao fim, são mulheres em posição de destaque em todos os cantos do RS.”Mas ainda há muito o que ser feito”São muitos os motivos para brindar. Mas Andreia Araújo alerta: “Ainda há muito a se fazer”.”Quando olhamos para este percentual e entendemos que nos cargos de média e alta liderança as mulheres ocupam menos de 15%, alguns pontos de alerta se acendem. Precisamos constantemente buscar qualificação e atualização profissional e sem dúvida contarmos com o apoio do público masculino, uma vez que equidade de gênero deve ser um compromisso de todos os gêneros”.O caminho, com certeza, está brilhantemente sendo traçado dia a dia por essas talentosas e corajosas profissionais.

 

fonte: CNseg