O presidente do SindSeg BA/SE/TO, Alexandro Barbosa foi o convidado da edição 129 do programa Panorama Seguro, iniciativa do SindSeg SP no canal Youtube. 

Em entrevista ao apresentador Paulo Alexandre e o especialista Francisco Galiza, Barbosa trouxe números sobre o desenvolvimento do mercado de seguros nos estados da Bahia, de Sergipe e de Tocantins.

“Nos dois últimos anos, ainda que a pandemia tenha afetado o mercado, a Bahia por exemplo, apresentou um crescimento de 14,9% em 2021 em relação a 2020, quase 3 pontos percentuais acima da média do Brasil. As outras duas regiões – Sergipe e Tocantins – tiveram crescimentos maiores, porém têm representatividade menores”, disse.

Barbosa também enfatizou as linhas de produtos que mais se destacaram, comparado a 2020. “Podemos falar dos riscos patrimoniais, como o Residencial e Empresarial que tiveram crescimento na Bahia, Sergipe e Tocantins, com percentuais superiores a 20%. Percebemos uma procura maior da sociedade por esses produtos, nos dois últimos anos. Assim como o seguro de Vida que apresentou crescimento acelerado nas três unidades que compõe o sindicato.

O presidente abordou ainda como os seguros ganharam mais relevância em uma localidade considerada uma das maiores frentes de expansão do agro no momento: o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).⁣

Vale destacar que dois dos estados do Matopiba e de atuação do SindSeg – Bahia e Tocantins – apresentaram crescimentos significativos no Seguro Rural. De março de 2021 ao mesmo período desse ano, a Bahia cresceu 24,3%, enquanto que o Tocantins cresceu 40,3%, conforme dados da Susep.

Fonte: SindSeg BA/SE/TO