Mais seguradoras estão oferecendo uma abordagem omnicanal sofisticada para seus clientes à medida que empregam tecnologias para melhorar seu jogo e ficar à frente de seus concorrentes.

Para manter sua liderança competitiva, as seguradoras também devem olhar para essas tecnologias, que têm o potencial de revolucionar o setor como um todo.

1. Inteligência artificial (IA)
A tecnologia de IA vem progredindo rapidamente ao longo dos anos. No setor de seguros, a inteligência artificial pode melhorar os ciclos de retorno e transformar o processo de subscrição. Além disso, a IA pode aprimorar os dados de rastreamento com mais rapidez e precisão.

2. Análise preditiva
A análise preditiva ajuda uma seguradora a entender e analisar melhor o comportamento do cliente. Está vendo um uso crescente na indústria à medida que os avanços são feitos no campo, à medida que os princípios KYC (conheça seu cliente) mudam cada vez mais para os núcleos das empresas de insurtech.

3. Drones
Os drones podem ser usados em muitas camadas do ciclo de seguros. De pesquisas agrícolas à exploração de terrenos inseguros para seres humanos e ajudando a agregar dados para avaliação de risco e subscrição, os casos de uso de drones em seguros tiveram um aumento maciço nos últimos anos. À medida que a tecnologia melhora, o mesmo acontece com o seu potencial. Os benefícios incluem auxiliar na manutenção preventiva, calcular o risco antes de implementar a política e avaliar os danos após uma perda.

4. Chatbots
Esse recurso ajudará a seguradora a interagir melhor com os clientes e criar melhores relacionamentos com todos. Um chatbot pode acompanhar um cliente durante o processo de reivindicação e a aplicação da política. As insurtechs agora enfrentam o desafio de garantir que haja um bom equilíbrio entre

5. Dados de mídia social
Na era da internet, as mídias sociais têm um papel fundamental em muitos setores. A seguradora pode usar dados de mídia social para melhorar sua estratégia de marketing e atingir seu público-alvo.

6. Aprendizado de máquina
A tecnologia de aprendizado de máquina pode melhorar o processo de sinistro e automatizá-lo. Dessa forma, os sinistros serão processados mais rapidamente, permitindo que as seguradoras assumam e atendam mais clientes de forma mais eficiente.

7. Dados de blockchain
Blockchain é um livro de registros peer-to-peer distribuído incorruptível. Esse recurso pode ajudar a seguradora com a confiança do consumidor, processamento de sinistros e detecção e prevenção de fraudes.

8. Desenvolvimento de baixo código
As ferramentas de configuração de baixo código permitem que as partes interessadas nos negócios atualizem e gerenciem consistentemente seus softwares de maneira amigável. Aumenta drasticamente a velocidade do mercado e capacita os funcionários a assumir o controle de seu trabalho.

Fonte: Insurtalks