Os Jogos Paralímpicos são um dos grandes exemplos de que o esporte é um dos caminhos para continuar uma jornada de muita superação e força de vontade. São atletas fazendo história na competição e mostrando que dificuldades não são empecilhos para alcançar belas vitórias.

No entanto, um levantamento recente feito pela Agência Brasil com base em dados fornecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro mostra que 49 dos 285 (17,19%) atletas paralímpicos brasileiros na disputa deste ano foram vítimas de algum tipo de acidente de trânsito.

Os dados são preocupantes e servem como alerta para a violência no trânsito, que diariamente registra ocorrências com mortos, pessoas com sequelas ou invalidez permanente. De acordo com informações da Seguradora Líder-DPVAT, os casos de Invalidez Permanente representaram a maioria das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em 2015 (79%) de um total de 652.349.

A maior parte dos acidentes de 2015, que deixou alguma sequela permanente, aconteceu com motociclistas, representando 91% das indenizações. Os jovens precisam ter mais atenção na hora de conduzir um veículo, já que no mesmo período, pessoas entre 18 e 34 anos foram as maiores vítimas com sequelas, com 52% dos pagamentos.

Prudência nunca é demais no trânsito, assim como o respeito de quem está à frente da direção aos pedestres e a outros condutores. Por estarem mais expostos que motoristas de caminhões e carros, os motociclistas precisam ter atenção redobrada e nunca esquecer os equipamentos de proteção, como capacetes, luvas, calça e casacos apropriados. Com esse cuidado especial, é possível minimizar batidas, quedas e, consequentemente, sequelas permanentes.

Os Jogos Paralímpicos acontecem até o dia 18 de setembro, no Rio de Janeiro, onde poderemos acompanhar nossos atletas brilharem em mais uma edição do evento, colecionando medalhas e mostrando que superação e sucesso andam juntos! Boa sorte a todos os vitoriosos da delegação brasileira!

Fonte: Equipe DPVAT