Na manhã de ontem (08/09), representantes da Comissão Saúde e o presidente do SindSeg BA/SE/TO, João Giuseppe Esmeraldo, reuniram-se com o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, Roberto Gomes.
A visita, além do caráter institucional, objetivou o alinhamento da Comissão Saúde com o MP, visto que o grupo já desenvolve ações voltadas para conter a Judicialização do Seguro Saúde no estado.
Gomes, que também é coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias e o Consumidor (CEACON), manifestou interesse pelas iniciativas e comprometeu-se em participar de um evento técnico proposto pela Comissão acerca do tema, ainda em fase de planejamento.
O promotor solicitou ainda a participação do SindSeg BA/SE/TO em outras tratativas ligadas ao Seguro Saúde, a fim de minorar a indústria de liminares e oferecer mais tranquilidade ao consumidor.
Vale destacar que a Comissão Saúde atua, desde o ano passado, no sentido de intervir no cenário que ameaça a sobrevivência das operadoras no estado. Desta forma, tem mantido diálogo com representantes do Judiciário, como a médica e perita Jamile Ferraz, que integra o Tribunal de Justiça da Bahia como coordenadora do Núcleo de Assistência Técnica (NAT).
Para o presidente do SindSeg BA/SE/TO, João Giuseppe Esmeraldo, o cenário de Judicialização precisa de medidas urgentes. “A situação do Seguro Saúde na Bahia vem afastando as operadoras dia após dia e isso pode levar o sistema ao colapso. Estamos mobilizados para unir forças com os órgãos judiciários para que ambos se ajudem nessa questão”, disse.
Fonte: Assessoria SindSeg BA/SE/TO