Uma solenidade realizada nesta quarta-feira, 15, no Rio de Janeiro, marcou o lançamento oficial da 1ª edição do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, promovido pela Fenacor e apoiado pela CNseg e pela Escola Nacional de Seguros. A premiação englobará seis categorias: mídia impressa; televisão; rádio; webjornalismo; prêmio imprensa especializada de seguros; e prêmio especial/corretor de seguros. Em cada categoria, serão escolhidas as três melhores reportagens- o primeiro lugar receberá R$ 30 mil; o segundo, R$ 10 mil; e o terceiro, R$ 5 mil. Na categoria especial corretor de seguros, além dos R$ 30 mil, o vencedor receberá uma passagem para a Itália, com direito a acompanhante. A solenidade, realizada no auditório da Escola Nacional de Seguros, teve transmissão simultânea pela internet.

Um hotsite (www.fenacor.org.br/premiodejornalismo) já está disponível para receber a inscrição eletrônica das reportagens. Esta será a única forma de acolhida, e todos os inscritos receberão um comunicado que validará a participação.

Podem concorrer matérias veiculadas de 14 de março a 14 de outubro de 2016. As inscrições serão encerradas em 17 de outubro. As reportagens devem tratar de Seguros Gerais, Previdência Privada aberta e Vida, Capitalização, Saúde Suplementar e Resseguros, além de corretagem de seguros.

Os detalhes e objetivos da premiação foram apresentados pelo vice-presidente da Fenacor e presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar, pelo diretor executivo da CNseg, Luiz Tavares, e pelo jornalista Gabriel Oliven, chairman da empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto de premiação. Para eles, os trabalhos que vão disputar o Prêmio devem auxiliar a sociedade a compreender os impactos econômicos e sociais do mercado segurador- tanto para a economia quanto para o cidadão- contribuindo para o desenvolvimento do setor, dada sua contribuição para a disseminação da cultura de seguros no País.

A avaliação dos trabalhos inscritos será feita em duas etapas. As reportagens serão analisadas inicialmente pelo Comitê de Seleção, que indicará as 10 melhores em cada categoria. Depois, o Comitê de Julgamento escolherá as três matérias que vão disputar os prêmios em cada categoria. A entrega dos prêmios ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro.

Fonte: CNseg