Com foco nos ramos de automóvel e residência, a seguradora também aumentou o lucro líquido em 15,4% e o resultado antes dos impostos e participações em 10,4%

A HDI Seguros, empresa do grupo alemão Talanx, acaba de fechar o balanço de sua operação em 2015, com resultados positivos. Quinta maior seguradora de automóveis no país, a HDI alcançou o montante de R$ 3,2 bilhões em prêmios emitidos no ano passado, representando um crescimento de 16,4% com relação a 2014 – mais de cinco pontos percentuais acima do mercado, que cresceu 11%. O bom desempenho da companhia também aparece em outros indicadores, como no lucro líquido, que passou de R$ 106,9 milhões em 2014 para R$ 123,4 em 2015, aumento de 15,4%; e no Ebtida (sigla em inglês para resultado antes dos impostos e participações), que subiu de R$ 162,1 milhões em 2014 para R$ 179 milhões em 2015 (+10,4%).

A seguradora atua primordialmente nas carteiras de massificados de automóvel e de residência, abrangendo todo o território nacional. Com 1.878.958 veículos e 457.237 residências seguradas, a companhia conquistou fatia maior de market share do ramo Automóvel no último ano, passando de 7,6% para 8,7% (dados de mercado acumulados até dezembro de 2015). O HDI Duo, produto simplificado que une seguro auto e residencial, é um dos responsáveis pelos resultados reportados. Em dezembro, o Duo atingiu a marca de 264 mil seguros em vigor. “Apesar do momento econômico delicado, o setor de seguros tem conseguido crescer. Nós, da HDI, acreditamos que há oportunidades no mercado e daremos continuidade às medidas para manter nossa eficiência operacional, como agilidade nas cotações e emissão de apólices por meio do nosso sistema digital de ponta, a busca por ganhos de escala com o aumento da frota segurada, além de avanços na gestão dos sinistros mediante o uso intensivo de nossa rede de HDI Bate-prontos, centrais dedicadas ao atendimento dos nossos segurados”, afirma João Francisco Borges da Costa, presidente da HDI.

No último ano, a seguradora investiu fortemente na ampliação de filiais nas regiões Sul e Sudeste do país, com o objetivo de facilitar o atendimento às necessidades dos segurados e melhorar a dinâmica de trabalho com corretores. As unidades inauguradas em Santo André (SP), Piracicaba (SP), Vitória (ES), Blumenau (SC) e Cascavel (PR) integram escritório administrativo e Bate-pronto. As filiais HDI são responsáveis pelo atendimento aos corretores, além da emissão das apólices e endossos. Em 2015, 94,5% das apólices foram emitidas em até 10 dias do início de vigência, o que é reflexo da utilização por 100% dos corretores do HDI Digital, sistema online que permite cotações e emissão de apólices novas, endossos e renovações eletronicamente.

Sinistros e resultado financeiro

No último exercício, a sinistralidade bruta da HDI Seguros teve redução de 0,2 ponto percentual em relação a 2014 no número de sinistros. Apesar de baixa na frequência de sinistros de automóveis, houve aumento nos custos médios de reparos e peças em função da inflação, fazendo com que a sinistralidade subisse de 67,1% em 2014 para 67,3% em 2015. Já em seguros patrimoniais houve redução na sinistralidade, devido à migração dos negócios de riscos industriais para a HDI-Gerling, outra empresa do Grupo Talanx. Ao todo, foram atendidos 267.175 sinistros de seguros de automóvel, sendo 55% deles processados nas 46 centrais Bate-pronto, com tempo médio de atendimento inferior a 30 minutos, e os 45% restantes registrados por central telefônica. No ramo patrimonial, foram atendidos 12.250 sinistros.

O resultado financeiro da seguradora aumentou de R$ 212,1 milhões em 2014 para R$ 247,5 milhões em 2015. Os ganhos decorrentes de aplicações financeiras foram impactados pelo aumento nas taxas de juros acumulados no período (o CDI saiu de 10,81% no acumulado até dezembro de 2014 para 13,24% no acumulado de 2015).

Presente no Brasil há 36 anos, a HDI Seguros integra o Grupo Talanx, um dos maiores seguradores da Europa, que reportou mais de 29 bilhões de Euros em receita de prêmios em 2014. Com sede em Hannover, o grupo atua em cerca de 150 países e conta com mais de 21.000 colaboradores. A agência de classificação Standard & Poor’s deu ao Grupo de Seguros Primários da Talanx, que considera as empresas de seguros diretos sem levar em conta as operações de resseguro, um rating de força financeira A+/ estável (atribuído em 03/09/2015). O Grupo Talanx está hoje estruturado em cinco divisões: riscos industriais, seguros massificados na Alemanha, seguros massificados internacional, resseguro e serviços financeiros.

Fonte: Ketchum