No período foram distribuídos mais de R$ 1 bilhão em prêmios

A FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) divulgou o balanço das atividades do segmento no ano de 2015. O volume das reservas técnicas, montante relativo aos depósitos efetuados em títulos de capitalização e que retornam aos clientes sob forma de resgates ao fim dos planos, registrou um crescimento de 3,7%, em relação ao ano de 2014,  atingindo a marca de R$ 31,058 bilhões.

Os títulos de capitalização da modalidade Incentivo, voltados para pessoas jurídicas, e os títulos para garantia locatícia têm contribuído para a consolidação dos produtos de capitalização como solução de negócios com sorteios –  diz Marco Antonio Barros, presidente da FenaCap.  Os títulos da modalidade Incentivo, que já representam 5% no faturamento global do setor, permitem a realização de ações promocionais de vendas ou de fidelização de clientes. “A versatilidade do produto permite sua vinculação a qualquer outro produto de empresas, independentemente de porte ou segmento”, completa Barros.  As soluções para garantia locatícia, por sua vez, tiveram um crescimento superior a 6,46% . “O interesse é cada vez maior, pois o produto substitui o fiador nas transações de aluguel residencial e comercial .
Ainda de acordo com o balanço, o setor distribuiu em sorteios um total de R$ R$ 1,061 bilhão aos portadores de títulos em 2015, o equivalente a R$ 4,2 milhões por dia útil em premiações pagas. Outros R$ 17,349 bilhões retornaram à sociedade sob a forma de resgates totais ou parciais.

A instabilidade econômica acabou gerando um novo comportamento nas famílias brasileiras. Agora, o objetivo dos clientes de capitalização é constituir uma reserva financeira para depois utilizar esse montante da melhor forma, assinala  o presidente da FenaCap.

Em 2015, a FenaCap em parceria com o Instituto Overview, realizou uma pesquisa qualitativa que mostrou, entre outros resultados, que o principal sonho dos entrevistados, segundo a pesquisa, continua sendo o de comprar a casa própria. A surpresa ficou por conta do segundo lugar na lista dos desejos: o custeio do estudos desbancou a compra do carro, que sempre foi imbatível nessa posição.

O faturamento do setor no ano de 2015 atingiu R$ 21,510 bilhões. “Em função do desempenho da economia no ano de 2015 a receita do segmento ficou dentro do esperado, apresentando um pequeno recuo (-1,65%).

A região Nordeste liderou o ranking de premiações em 2015. Ao todo os clientes contemplados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe dividiram cerca de R$ 125 milhões em prêmios, registrando um crescimento de 20,42% no montante das premiações para a região.

Premiações por região:

sorteios