O ano de 2015 começou com índices positivos para o mercado de seguro de automóveis. No primeiro trimestre, o prêmio atingido foi de R$ 7,8 bilhões, um aumento de 7,9% em relação ao mesmo período de 2014. A expectativa de resultados positivos se manteve e, de janeiro a junho, o crescimento foi de 6,5% em comparação com o mesmo período de 2014. Diante deste cenário, Eduardo Dal Ri, presidente da comissão que representa a carteira junto à Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), faz um balanço de 2014 e comenta as perspectivas do mercado até o final deste ano.
Qual o principal papel da comissão de Automóvel?
O principal objetivo é fomentar e apoiar as discussões que impactam o mercado de seguros de automóvel como um todo, buscando sempre entender as necessidades dos clientes e promover as melhores práticas para as seguradoras. A comissão também acompanha os principais indicadores econômicos e inovações que impactam o mercado segurador. Além disso, faz parte do escopo de trabalho da comissão discutir em conjunto alternativas para minimizar os impactos da crise econômica e propor soluções que buscam beneficiar os segurados e as seguradoras.
Qual é o balanço do mercado de seguro de automóveis no primeiro trimestre de 2015?
Apesar da falta de otimismo no cenário econômico, o mercado de seguro de automóveis se mantém com crescimento e resultados favoráveis. Podemos destacar dois fatores que influenciam diretamente no mercado e refletem em índices positivos. O primeiro está relacionado ao grande volume de veículos não segurados. O ano de 2014 fechou com cerca de 30% da frota circulante segurada, ou seja, existe uma forte demanda a ser atendida, mas está apta a adquirir o seguro. Já o segundo fator leva em consideração a crescente busca por segurança em um cenário econômico de instabilidades. O seguro de automóvel supre, em parte, essa necessidade.
Qual foi o objetivo do desenvolvimento da cartilha “Entenda o seu seguro de automóvel”?
O objetivo da comissão, em parceria com a FenSeg e a CNseg, foi tornar o tema “seguro de automóvel” mais acessível e de fácil entendimento para todos, esclarecendo e desmistificando questões importantes. A comissão acredita nos benefícios de disponibilizar mais conhecimento para o cliente, sem a utilização da linguagem do mercado de seguros, que tende a ser rebuscada e técnica. Foram abordados aspectos como a formação do preço, os tipos de coberturas, regulamentação e comercialização do seguro. Para facilitar o dia a dia do condutor a cartilha fornece também dicas de segurança e um guia de conduta no trânsito, pensando na prevenção de acidentes e na proteção do veículo.
Qual cenário o mercado de seguros de automóveis deve esperar até o final do ano?
Este é um período desafiador em que o mercado está crescendo e superando os obstáculos de um cenário econômico vulnerável. A atual conjuntura é reflexo do amadurecimento do setor, que busca atender as necessidades do mercado. As perspectivas até o final ano de 2015 continuam desafiadoras devido à instabilidade da economia e ao aumento da inflação e do desemprego. Observamos que, até o mês de abril, houve uma queda de 19% nas vendas de novos veículos em relação ao mesmo período de 2014. Ainda assim o mercado de seguros de automóveis está confiante devido aos índices positivos que já vem demonstrando, como o crescimento de 6,5% nos seis primeiros meses do ano.
Fonte: FenSeg