A diretoria da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP aprovou a criação da cátedra de Sustentabilidade que terá como coordenadora a acadêmica Maria de Fátima Mendes Lima, presidente da Comissão de Sustentabilidade da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização).

A cátedra promoverá estudos sobre sustentabilidade no setor de seguros e contribuirá para que um maior número de empresas brasileiras participe do PSI – Princípios para Sustentabilidade em Seguros, iniciativa lançada em 2012 pela UNEP-FI, sigla em inglês para a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

As metas da indústria de seguros no Brasil, estabelecidas em nível nacional pela CNSeg, em setembro de 2013, estabelecem que 40% das seguradoras integrarão as questões ambientais, sociais e de governança (ASG) em sua política de subscrição de riscos; 30% das seguradoras terão um programa de engajamento de corretores; 50% das seguradoras integrarão em suas políticas de responsabilidade social as políticas públicas oficiais dos governos municipais, estaduais e federal; e 50% das seguradoras reportarão questões ASG.

“Levantamento realizado em 2014, com 20 seguradoras, que representam 80% do mercado, demonstrou que as companhias de seguros brasileiras estão trabalhando para a integração dos aspectos ASG em sua política de subscrição de riscos e em seus programas de engajamento para os corretores, além de estarem comprometidas com a publicação dessas iniciativas em seus relatórios”, comenta a coordenadora da cátedra, Maria de Fátima Mendes Lima.

Maria de Fátima é diretora de Sustentabilidade do Grupo Segurador Banco do Brasil e XXXXXX. Formada e pós-graduada em Administração em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), a executiva tem especialização em Marketing Direto pela Direct Marketing Association/DMA Califórnia e em Gestão Empresarial pela Universidade de Navarra da Espanha. Há 24 anos trabalha no setor de seguros.

Fonte: Amanda Freitas