No último trimestre de 2014, em linha com as tendências históricas, o crescimento dos prêmios foi mais forte do que nos trimestres anteriores. Isto se deve ao reforço que as famílias recebem com o 13º salário destacou o panorama trimestral da Fitch do Setor de Seguros no Brasil .

No final de 2014, o total de prêmios do setor atingiu R$ 196 bilhões, 10,1% acima do de 2013. É a taxa de crescimento anual mais baixa desde 2006 a taxa média anual foi de 17,0% em 2011-2013 e de 14,1% em 2007-2010.

A desaceleração do aumento dos prêmios ocorreu em paralelo à deterioração do desempenho econômico. Dentre as linhas mais afetadas estão as de automóveis e de vida, enquanto o aumento de VGBL e PGBL se recuperou significativamente no segundo semestre do ano.

A Fitch Ratings espera fraca atividade econômica e projeta contração de 0,4% do PIB real em 2015. A demanda por seguros provavelmente será pressionada também pela alta inflação, pelo potencial crescimento do desemprego, pela menor disponibilidade de crédito e pelo corte dos gastos do governo.

A agência não acredita que as investigações sobre escândalos de corrupção na Petrobras tenham efeito significativo sobre o setor de seguros. No entanto, algumas linhas dos ramos elementares, que estão expostas aos setores de petróleo e gás e de construção, podem sentir o efeito sobre a geração dos prêmios, dada a extensa gama de empresas da cadeia de fornecedores da Petrobras.

Fonte: Monitor Digital