A crise mundial de abastecimento de água está entre os riscos mais ameaçadores para a população de diversos países nos próximos anos, segundo relatório de Riscos Globais 2015 da Marsh & McLennan, empresa especializada em corretagem de seguros e gerenciamento de risco.

De acordo com o estudo, além da crise hídrica, os riscos de doenças infecciosas, armas de destruição em massa, conflitos interestaduais e mudanças climáticas também estão entre as principais ameaças à estabilidade mundial. Os cinco riscos são mais prováveis de grandes impactos sociais nos próximos 10 anos entre os 28 riscos globais avaliados no estudo e categorizados em riscos econômicos, ambiental, geopolítico, social e tecnológico.

O relatório mostra também há crescente preocupação sobre a capacidade das lideranças mundiais em resolver as questões sociais mais graves frente à ameaça de riscos econômicos, ambientais, geopolíticos e risco social.

Cinco riscos globais em termos de probabilidade
Crises de abastecimento de água (risco social)
Propagação rápida e maciça de doenças infecciosas (risco social)
Armas de destruição massiva (risco geopolítico)