As tradicionais liquidações de janeiro aconteceram, mas não foram suficientes para impedir uma retração da atividade varejista no primeiro mês de 2015. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas caiu 1,3% no mês passado em relação a mês de dezembro, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o recuo foi de 1,5%.

Taxas de juros que continuam em elevação, confiança dos consumidores ainda em declínio e as pressões sobre o orçamento doméstico por causa de uma série de reajustes e aumentos que ocorreram neste início de ano, afugentaram os consumidores das lojas durante o mês passado, afirma a Serasa.

Motivado pelas tradicionais liquidações de início de ano, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática foi o único que apresentou movimentação positiva em janeiro: alta de 4,4% frente a dezembro, ajustada sazonalmente.

Dos segmentos que registraram queda, veículos, motos e peças exibiu a maior retração: queda de 2,8% no primeiro mês do ano ante dezembro, e de 10,5% contra janeiro do ano passado.

Também apresentaram variações negativas supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,8%); material de construção (-1,2%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,6%).

Fonte: Valor