A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) estima que o mercado de seguros cresça em torno de 12% em 2015. Para este ano, a estimativa é de 11% — a projeção inicial era de 15% e foi revisada em meados do ano.

De janeiro a outubro, o mercado (excluindo saúde) cresceu 8,9%, para R$ 159,7 bilhões em receitas de prêmios de seguros. O faturamento de seguros de automóveis cresceu 7,7%, o das apólices de danos e responsabilidades avançou 10,4%, seguro de vida aumentou 8,1%, arrecadação de previdência cresceu 10,2% e de títulos de capitalização, 5,1%.

Em encontro com jornalistas, Marco Antonio Rossi, presidente da CNSeg, disse que, mesmo com uma economia crescendo “sem muita expressão”, o setor de seguros vai continuar na rota de crescimento de dois dígitos. Ele listou uma série de motivos pelos quais o mercado vai continuar avançando, entre eles o baixo alcance do seguros na população, muitas pessoas ainda não bancarizadas, além das oportunidades entre pequenas e médias empresas do país.

“Nos últimos 15 anos o faturamento do setor passou de 1% do PIB para cerca de 6% hoje. Isso é resultado do lançamento de novos produtos, do controle da inflação, importante para ter previsibilidade sobre o futuro, além do volume de empregos no país”, afirmou Rossi.

Fonte: Valor