O avanço do seguro DPVAT, que completa 40 anos de existência, é o tema de um artigo escrito pelo executivo Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT. “O DPVAT é uma conquista do brasileiro, que auxilia a vítima ou seus herdeiros, principalmente famílias carentes, em um momento imprevisível, porque ninguém imagina que um dia poderá sofrer um acidente de trânsito. São 40 anos de trabalho e milhares de pessoas indenizadas”, diz ele.

Leia, abaixo, a íntegra do artigo “Seguro DPVAT: um aliado do brasileiro”

Seguro DPVAT: um aliado do brasileiro

Em dezembro, o Seguro DPVAT completa 40 anos. Criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em caso de morte, invalidez permanente e despesas médicas, o DPVAT se tornou o maior seguro do Brasil pelo seu alcance social. Em 2008, através de lei federal, a Seguradora Líder-DPVAT assumiu a administração do benefício, profissionalizando a gestão.

Prova disso foi o aumento exponencial das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT durante a gestão da Seguradora. No ano de 2008, foram registrados 272.003 pagamentos, enquanto, em 2013, 633.845 indenizações foram entregues, alta de 133% em cinco anos.

Desde que iniciou a gestão, a Seguradora Líder-DPVAT não tem poupado esforços em ampliar o acesso da população brasileira ao benefício. Em 2013, a Seguradora consolidou bem-sucedida parceria com os Correios, somando, assim, mais de 7.700 pontos de atendimento em todo o país.

No primeiro semestre de 2014, conforme relatório de administração, a operação do Seguro DPVAT arrecadou R$ 5,29 bilhões. Seguindo a legislação vigente, deste valor, 45% foram enviados ao SUS, para o custeio do atendimento das vítimas de acidentes de trânsito, e 5% ao Departamento Nacional de Trânsito, para programas de educação e de prevenção. Já o pagamento de indenizações e constituição de reservas técnicas – exigência legal do mercado segurador – representaram 44,3%.

As contas da Seguradora Líder-DPVAT são auditadas pela Superintendência de Seguros Privados. A margem de lucro das seguradoras consorciadas em razão da operação do Seguro DPVAT é limitada por lei a 2% antes dos impostos. O lucro líquido é de 1,2%. A gestão do Seguro DPVAT, que protege mais de 200 milhões de brasileiros, custa somente 3,5% dos recursos arrecadados (percentual das despesas administrativas).

Como desafio para os próximos anos, a Seguradora deseja fortalecer o investimento em campanhas educativas, além de coibir a ação de intermediários, que agem de má fé, cobrando pelo acesso ao Seguro DPVAT, que é gratuito. A Seguradora combate esses falsos “amigos” das vítimas, divulgando informações para a população sobre os pontos de atendimentos oficiais, como os Correios.

O DPVAT é uma conquista do brasileiro, que auxilia a vítima ou seus herdeiros, principalmente famílias carentes, em um momento imprevisível, porque ninguém imagina que um dia poderá sofrer um acidente de trânsito. São 40 anos de trabalho e milhares de pessoas indenizadas.

Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT

Fonte: Seguradora Líder DPVAT