Saiu do papel um importante aliado para baixar os índices de roubo e furto de automóveis no Estado do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, o governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, em Volta Redonda, um sistema de monitoramento de veículos roubados que, na sequência, atenderá à Baixada Fluminense e várias cidades do estado.

No caso de Volta Redonda, o chamado projeto “Cidade Protegida, Cidadão Mais Seguro” terá 120 câmeras filmando placas de veículos, a fim delocalizar os carros roubados após denúncias. Tudo em tempo real, para agilizar o trabalho da polícia. “ Vamos ajudar os municípios a instalar centros integrados e esse sistema, e Volta Redonda vai servir de modelo”, afirmou o governador.

O coordenador do Ciosp de Volta Redonda, Rodrigo Ibiapina, informou que as câmeras de reconhecimento estão instaladas em 40 pontos estratégicos para fazer a leitura de placas. “Se o automóvel passar em algum desses pontos, nosso pessoal entrará em contato com a viatura mais próxima do local do roubo para fazer um cerco”. Na fase de testes, há quatro meses, o sistema confirmou a eficiência. “Em julho, houve 10 roubos e em outubro, nenhum. Os números estão caindo”, disse, acrescentando que, além de registrar a placa, o sistema permite visualização do trajeto feito pelo veículo roubado.

Fonte: Fenseg