A primeira avaliação do Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), realizada pela Fenacor no mês de fevereiro, atinge 97,7 e indica pessimismo. No entanto, conforme ressalta Francisco Galiza, coordenador técnico do estudo, “o valor foi fortemente influenciado pelo pessimismo das resseguradoras, sobretudo no que se refere à evolução futura das taxas de rentabilidade dessas companhias”, explica.

O ICSS é resultado da aferição das expectativas entre as seguradoras (Ices), as corretoras (ICGC) e as resseguradoras (Icer). Nesta primeira amostragem, os corretores indicaram otimismo. Para 80% dos entrevistados, a economia brasileira irá melhorar nos próximos seis meses. Outros 13% crêem na piora; e 7% na melhora. No tocante à rentabilidade do negócio, 40% disseram que irá melhorar, para 33% ficará igual e 27% acreditam na piora. O faturamento do negócio será melhor para 60% e igual para 40%.

Já o Ices, em seu 16º mês de avaliação, atingiu 100,9, queda em relação ao mês de janeiro em que atingiu 104,0. Ainda assim os executivos das seguradoras mantêm o otimismo. Para 53% dos executivos a economia será igual, 41% pior e 6% melhor. Em janeiro eram 60% que acreditavam que seria igual, 31% na piora e 9% na melhora.

No quesito rentabilidade, 58% disseram que será igual, 30% acreditam na melhora e 12% que irá piorar. Em janeiro, os números eram 56%, 29% e 15%. Já no quesito faturamento, 58% acreditam que será mantido, 34% que irá melhorar e 8% na piora, ante os números registrados em dezembro – 49%, 42% e 9%.

O Icer apontou ainda que, para 57% dos executivos das resseguradoras, a economia será igual nos próximos seis meses e pior para 43%. No quesito rentabilidade, 57% disseram que irá piorar, 29% que será igual e 14% que será melhor. Já quanto ao faturamento do negócio, 72% apostam que será igual, 14% em uma melhora e a mesma proporção em uma piora.

Fonte: Monitor Mercantil