O setor de seguros deve finalizar o ano de 2013 com um crescimento de 15%, mantendo os dois dígitos registrados no ano anterior. Com este número, o mercado deverá atingir, pela primeira vez, a marca de 6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e R$ 500 bilhões em valores administrados.

Marco Antonio Rossi, presidente da CNseg (Confederação Nacional de Empresas de Seguros Gerais), afirmou durante evento de confraternização realizado no Rio de Janeiro (RJ), que o setor ainda tem muito espaço para crescer, visto a pequena quantidade de pessoas que possuem seguro no Brasil, comparado a outros países.

Especialistas acreditam que neste ano foram aprovados normativos importantes no setor, como a resolução que disciplinou a venda de seguros na rede de varejo. O atual superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados), Luciano Portal Santanna, lembra que existem mais de dois milhões de postos de vendas em potencial e o objetivo é que o espaço seja utilizado para vender seguros para a população de baixa renda, que muitas vezes não tem acesso ao corretor.

“São apenas 45 mil corretores pessoa física para a população brasileira, que é enorme. O varejo não deve ser encarado como concorrência, mas como complemento para atuar em um segmento inexplorado”, avalia Santanna.

Outra resolução destaque no ano foi a autorização da venda de seguros por meio remoto. “O normativo dará segurança jurídica necessária para as empresas investirem de forma expressiva e facilitando a transparência nos preços para o consumidor final”, finaliza o executivo.

Fonte: Infomoney