O segmento de capitalização no país registrou no primeiro trimestre de 2016 um crescimento de 39,2% na distribuição de prêmios em relação a igual período do ano anterior, alcançando R$ 315 milhões, entregues a clientes sorteados de todo país. O valor corresponde ao pagamento de R$ 5,1 milhões em prêmios por dia útil nos três primeiros meses do ano.

“A capitalização está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja como solução para a conquista da disciplina financeira, para garantia locatícia, para  o exercício da filantropia ou  para incremento de  outros segmentos econômicos”, comenta Marco Antonio Barros, presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap).

Com relação ao faturamento, o segmento registrou crescimento de 0,9% sobre o primeiro trimestre de 2015, atingindo um montante de R$ 4,8 bilhões. O volume de provisões técnicas – valores acumulados pelos clientes e que serão resgatados ao fim do prazo de vigência dos títulos – também apresentou aumento de 0,5%, ultrapassando os R$ 30 bilhões. Os resgates pagos alcançaram R$ 4,7 bilhões nos três primeiros meses do ano, o que corresponde a um crescimento de 21,84% em relação ao mesmo período do ano passado.

Soluções de negócios com sorteio

Em função dos avanços e dos investimentos tecnológicos, cada vez mais a Capitalização se consolida como uma plataforma capaz de gerar produtos e soluções variadas, à semelhança das modernas plataformas da indústria automobilística, que produzem diversos modelos a partir de uma única base.

As modalidades de títulos de capitalização hoje disponíveis são:

TRADICIONAL

Permite ao cliente a acumulação de uma reserva por meio de pagamentos mensais ou únicos, devolvendo 100% do valor acumulado ao fim do prazo. Durante o período, desde que esteja com as mensalidades em dia, o cliente concorre a sorteios em dinheiro. Essa modalidade também é utilizada para as soluções de garantia locatícia.

POPULAR

Modalidade de produto cujo foco principal é a participação em sorteios, sem a obrigatoriedade da devolução integral dos valores pagos pelo cliente. Nessa modalidade, pode haver cessão de parte da reserva para instituições filantrópicas.

INCENTIVO

Solução sob encomenda para empresas de diversos segmentos, que permite a aquisição de séries inteiras de títulos de capitalização e a utilização de sorteios para atrair, conquistar ou fidelizar clientes em ações promocionais.

COMPRA PROGRAMADA

Acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com sorteio de prêmios.

Fonte: Link Comunicação Integrada