Participo ativamente em programa de radio aqui em Salvador como consultor de seguros e na maioria das vezes ouço muito essa frase dos ouvintes : Seguro é caro…… seguro é um absurdo de caro…. coisa do tipo. Isso com veemência e muitas vezes acrescentado de campanhas publicitárias adotadas pelas supostas empresas que se apresentam ao mercado como ” seguradoras ” . Obviamente que o seguro poderia ser mais barato , esse argumento até aceito, mas dizer que seguro total de um veículo é algo caro não podemos ser tão radicais e generalizar, podemos ate ter situações pontuais. Mas, vejamos.

A título comparativo podemos dizer que 1 hora de estacionamento é caro ? Com certeza . Aliás, tem cidades que o valor cobrado ultrapassa a razão e o bom senso, mas já que não existe regulamentação nesse segmento fica por conta dos empresários aplicação das suas tarifas nada generosa.

Deixando os estacionamentos de lado e tomando por base apenas o valor cobrado por um dessas à razão de R$ 10,00 a hora , podemos afirmar então que um seguro total garantindo valor do veículo pela tabela FIP , mais garantia as garantias de Responsabilidade Civil, Acidentes Pessoais de Passageiros, Carro Reserva , Assistência veicular e domiciliar etc… ao custo de R$ 9,59 por dia não podemos considerar como um produto caro. Ou seja, se aplicarmos o premio total para um veiculo de médio porte à razão de R$ 3.500,00 ano e dividi-lo por 365 dias do ano teremos um custo diário de R$ 9,59 .

Ora , vejam que o custo diário de um seguro total de um veiculo pode ser em torno de R$ 9,59 equivale a menos de 1 hora de estacionamento (dos baratos) . Então partindo dessa premissa podemos dizer sim que seguro de veiculo não é caro ou pelo menos se comparado com um serviço oferecido sem qualquer garantia de reparação, posto que as prefeituras disponibilizam suas zonas azuis , mas não detém a responsabilidade pelos danos ou roubo do veiculo ali estacionado ao custo de R$ 10,00 a hora ( dos mais baratos entre os pesquisados nas capitais )ou R$ 80,00 a diária que multiplicado pelos mesmos 365 dias representará a bagatela de R$ 29.200,00 .

Evidentemente que essa relação vai aumentando na medida do aumento (custo do estacionamento x premio médio do seguro dividido por 365 dias) , mas ainda assim, fazendo essa simples conta o consumidor terá a certeza que não está pagando por um produto considerado radicalmente como caro. Caro é o prejuizo de quem não faz seguro ou o faz com entidades que se dizem seguradoras , cujas ofertas de custos são bastante tentadoras , mas com lastro inseguro e sem a participação do Corretor de Seguros e das entidades de classe.

Vamos reverter essa falsa cultura de que seguro de veiculo é produto caro , principalmente os populares , assim vamos estimulando a contratação de seguro em todos os níveis sociais e protegendo as famílias, empresas e a sociedade em geral .

Fonte: Nelson Uzêda para o CQCS