“Um novo futuro começa agora”. Com esta frase o Programa Recomeço foi lançado, oficialmente, em um evento no Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 16 de agosto. Com o atleta paralímpico Fernando Fernandes como mestre de cerimônia, a solenidade apresentou os pilares do Programa, cuja missão é colaborar para a ressocialização e reinserção dos beneficiários do Seguro DPVAT no mercado de trabalho. O presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Coriolano; o Diretor Geral da Escola Nacional de Seguros, Renato Campos; e o Diretor-Presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, abriram o evento.

O Diretor-Presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, apresentou aos presentes os objetivos institucionais do Programa. “Vivemos em um país no qual o trânsito afeta de maneira trágica e permanente milhares de pessoas todos os anos. Na última década, foram cerca de 4 milhões de vítimas indenizadas pelo Seguro DPVAT. Destas, mais de 3 milhões passaram a conviver com algum tipo de invalidez, sendo que a maioria tem entre dezoito e trinta e quatro anos. Isso representa uma parte considerável da população economicamente ativa que, muitas vezes, acaba sendo afastada do mercado de trabalho por conta das sequelas. E a Seguradora Líder acredita que o seu papel no amparo às vítimas de acidentes de trânsito não deve estar restrito ao pagamento de indenizações”, afirmou.

Vítima de um acidente de trânsito que o deixou paraplégico, Fernando Fernandes enfatizou a importância do Programa Recomeço para a inclusão das pessoas que adquiriram algum tipo de deficiência depois de uma fatalidade no trânsito. “Nesses nove anos como cadeirante, nunca fez tanto sentido contar a minha história em um evento como hoje. Para mim, o Programa trabalha a capacidade do indivíduo, possibilitando que ele ocupe cargos pela sua capacidade, não pela mera formalidade de preenchimento de cotas. Precisamos de projetos como esse para nos inserirmos socialmente e mostrarmos que é possível encontrar oportunidade mesmo depois de uma fatalidade”, comentou. Durante o evento, Fernando também apresentou a palestra “Motivação e foco para superar limites”, em que conta como o esporte o ajudou a recomeçar a sua vida após o acidente de carro que sofreu em 2009 e o deixou paraplégico.

O evento também contou com uma apresentação de Herberth Vital, beneficiário do Seguro DPVAT, que teve sua história contada por vídeo, que você também confere aqui.

Fonte: Seguradora Líder DPVAT