A Polícia Rodoviária Federal registrou, em números absolutos, neste mês de julho de 2015. É a menor quantidade de acidentes nas rodovias federais no mesmo período desde 2010 (ver tabela). Quando se leva em consideração o aumento da frota de veículos em circulação, crescente ao cada ano, a redução é ainda maior.

ACIDENTES NO MÊS DE JULHO

quadro 1

Além da fiscalização, a majoração nos valores das infrações de trânsito responsável pelos acidentes de maior gravidade (ultrapassagens indevidas), a certeza da punição quando flagrado cometendo uma infração, o trabalho educativo e a postura mais consciente e responsável dos condutores, são certamente fatores que contribuíram para essa significativa redução, mas que ainda são números que preocupa a PRF.

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
Dentro da sistemática de trabalho adotada pela PRF a iniciativa é convidar todos os condutores abordados a realizar o teste de alcoolemia. Houve um acréscimo de 37% nos testes realizados em comparação com o mesmo período de 2014. Em julho de 2015 houve uma redução de 9% nos flagrantes de condutores dirigindo sob efeito de álcool. As situações que culminaram com prisões também sofreram reduções de 23% em relação ao mês de julho de 2014.

ALCOOLEMIA

quadro 2

INFRAÇÕES DE TRANSITO
Apesar do aumento de quase 40% nas multas aplicadas em julho de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, a PRF avalia que houve uma significativa redução, uma vez que em 2014 quase 30% do efetivo da PRF no estado do Tocantins estiveram atuando nas cidades sedes da copa mundo. A redução é perceptível na quantidade de flagrantes de ultrapassagem indevidas, quando houve uma redução de quase 11% com um efetivo bem superior neste período de 2015.

MULTAS APLICADAS

quadro 3