Alguém duvida de que a criatividade das crianças se mistura com boas doses de otimismo e esperança? Isso porque com elas, o rabisco é simples, as cores transcendem o óbvio, desenhos podem carregar grandes ensinamentos ou ressignificar sentimentos. Essas múltiplas possibilidades nos motivaram a lançar em novembro de 2018 o I Concurso Cultural de Desenho Infantil, voltado para os filhos e netos dos colaboradores das seguradoras associadas ao SindSeg BA/SE/TO. Perguntamos a eles: “O que você deseja para o mundo em 2019?”

Conforme regulamento, os participantes deveriam expressar sua resposta através de desenhos. Recebemos 34 desenhos ao total, com disputa em três categorias: Categoria I – de 2 a 5 anos; Categoria II – de 6 a 9 anos; Categoria III – de 10 a 12 anos. Uma primeira seleção feita por uma comissão interna, definiu os desenhos que foram para a etapa final. Esta por sua vez, foi decidida através de votação dos colaboradores.

Após votação online, 12 desenhos foram escolhidos para estamparem o calendário 2019 do SindSeg BA/SE/TO. Os vencedores foram contemplados também com um super Kit de Desenho, para continuem aprimorando suas habilidades no papel.

A premiação ocorreu no dia 18 de dezembro de 2018, na sede do SindSeg BA/SE/TO, em Salvador/BA. Os “pequenos artistas” e seus pais participaram de uma manhã divertida, com lanche, músicas e bate-papo.

A idealizadora da ação e também Executiva do SindSeg BA/SE/TO, Camila Barreto, destaca que a iniciativa foi, antes de tudo, muito prazerosa. “É um presente promover iniciativas que conectam desta forma, crianças e adultos. Cada desenho tem uma história, uma visão especial por parte deles. E em todos, há reflexão. Já estamos pensando numa segunda edição para 2019”, diz.

Veja abaixo os desenhos vencedores do I Concurso de Desenho Infantil:

“Amizade” – Ludmilla Cruz, 5 anos

“Um lar para todos” – Maya Uzêda, 4 anos.

“Escola para todos” – Pedro Oliveira, 5 anos

“O mundo bom e bonito” – Arthur Xavier, 5 anos.

“União e Paz” – Valentina do Valle, 8 anos

“Ninguém devia passar fome” – Fernanda Oliveira, 7 anos