No dia 26 de maio de 2018, o SindSeg BA/SE/TO, completou 70 anos de atividades. Diversas histórias e feitos marcam a trajetória desta entidade, sobretudo a sua missão como representante legítima das seguradoras nos estados da Bahia, de Sergipe e do Tocantins.

Tudo começou em 26 de maio de 1948. Um ano após a criação da Associação das Empresas de Seguros Privados e Capitalização da Bahia, nascia por meio de Assembleia Extraordinária o Sindicato das Empresas de Seguros Privados e Capitalização nos Estados da Bahia e Sergipe ou SESPRIC.

Dos anos 70 a 90 o SindSeg BA/SE/TO foi a única casa de capacitação dos profissionais de seguros em Salvador. Nas dependências da antiga sede, no bairro do Comércio, eram realizados cursos, provas, palestras da Escola Nacional de Seguros, tornando-se o principal local de integração. O Sindicato tem sua atuação marcada também pela assessoria jurídica ofertada às seguradoras, visto que ainda não havia departamentos especializados dentro das companhias.

O SindSeg BA/SE/TO ainda como SESPRIC, esteve diretamente engajado na realização da 9ª Conferência Brasileira de Seguros Privados e Capitalização, ocorrida na capital soteropolitana em abril de 1975. A magnitude de um evento nacional de seguros no estado, conferiu ainda mais a responsabilidade ao Sindicato em contribuir para o desenvolvimento do setor.

Com a reforma estatutária em 2007, o SESPRIC amplia sua abrangência territorial e recebe a adesão do estado do Tocantins. Seis anos mais tarde, a fim de adequar à nomenclatura padrão dos demais Sindicatos das Seguradoras Regionais, é atualizada a  sigla para Sindseg BA/SE/TO.

Também em 2013, o SindSeg BA/SE/TO entra numa nova era. A Diretoria, sob a liderança do presidente João Giuseppe Esmeraldo, adota um trabalho de reposicionamento que vai desde a identidade visual, ao desenvolvimento de ações integrativas com a sociedade, parceiros e instituições. A linha de trabalho passa então a ser desenvolvida a quatro mãos, em sinergia também com os Sindicatos co-irmãos.

Atualmente, a entidade patronal possui 14 seguradoras associadas que operam nos segmentos de Seguros, Previdência e Capitalização. Além do compromisso de representar os interesses gerais do mercado segurador, a entidade concebe um trabalho consultivo e educativo junto à sociedade, na disseminação da cultura do seguro. São palestras, workshops, parcerias, ações online entre outras atuações. Para isso, o Sindicato está conectado às mudanças, decisões, novidades que envolvem o setor de seguros, sempre em prol do avanço legítimo do Seguro, nas instâncias de alcance possível.

Fonte: Assessoria SindSeg BA/SE/TO