Com várias iniciativas, a seguradora avança na detecção e combate a fraudes 

O princípio do mutualismo é um dos pilares dos seguros. Ele prevê que as arrecadações dos prêmios dos segurados garantam a indenização daqueles que sofreram sinistros. As fraudes em seguros no Brasil afetam este princípio e tornam os processos mais complexos e morosos, encarecendo o seguro. Como consequência, os bons clientes são afetados. Este cenário motivou a Liberty Seguros a intensificar o investimento em projetos de detecção e combate a fraudes.

As fraudes podem ser oriundas de crime organizado ou na sua maioria provenientes de fraudes oportunistas, onde os tipos mais recorrentes são a inexatidão no perfil para redução de prêmio, inversão de responsabilidade em colisões envolvendo terceiros, comunicação de roubos e furtos inexistentes e omissão de informações sobre acidentes, entre outras.

“Prevenir e combater fraudes é uma responsabilidade conjunta de todo mercado segurador: seguradoras, corretores, prestadores e entidades relacionadas. A Liberty Seguros investe continuamente em novas tecnologias, sofisticados modelos analíticos preditivos, entrevistas cognitivas, pesquisa em mídias sociais, treinamentos e novos processos na aceitação e na regulação de sinistros,” diz Dennis Milan, diretor de Operações e Sinistros da Liberty Seguros. “Cerca de 13% dos sinistros investigados com algum indício de fraude acabam sendo comprovados e tem a indenização negada,” finaliza.

Fonte: Smart PR