Chegamos ao fim de mais um ano. Para muitos um ano e tanto. Tivemos um 2015 marcado por mudanças e instabilidades no país, mas também por avanços e fortalecimento do mercado de seguros que ainda trilha no caminho do crescimento favorável, sobressaindo outros segmentos.

Isso significa que executamos com primor nosso trabalho enquanto securitários e sim, devemos nos orgulhar disso. Para enfrentar o momento desafiador da economia foi preciso dedicação, criatividade e empreendedorismo aos profissionais e demais atores envolvidos.

Não podemos falar aqui de desempenho sem mencionar o retorno que a atividade proporciona. Registramos de janeiro até outubro deste ano, R$ 91 bilhões em forma de indenizações ou seja, benefícios para a sociedade.

Atualmente já são 9,1 milhões de residências e 81,7% dos veículos novos segurados. No último ano, o segmento de Vida e Acidentes Pessoais cresceu 24%. As reservas acumuladas da Previdência Complementar Aberta atingiram R$ 421 bilhões, garantindo o futuro de muitos brasileiros. Na área de saúde, mais de 72 milhões de pessoas já são atendidas pelo setor privado. Ao todo, as empresas do mercado de saúde pagaram cerca de R$ 107 bilhões em despesas assistenciais. Em Capitalização, são pagos R$ 4,5 milhões em sorteios por dia útil. A arrecadação do Seguro Garantia de obras públicas registrou crescimento de 14,5% no ano passado. O setor de seguros é responsável ainda pela arrecadação de aproximadamente R$ 14 bilhões em impostos e contribuições para a sociedade.

Junto às associadas, o SindSeg BA/SE/TO procurou enxergar com os olhos do trabalho e empenho este momento difícil, reforçando cada vez mais a cultura da proteção em suas ações.

Para 2016, acreditamos em um cenário mais fortalecido e sedimentado para a indústria. Superação deverá ser a palavra de ordem e sem dúvidas estaremos mais preparados. Juntos seremos fortes e fortes estaremos mais seguros!

Desejo a todos um Natal de paz e um Ano Novo de prosperidade.

Grande abraço!

João Giuseppe Esmeraldo