Forum de saude suple

Fórum debaterá os desafios atuais e o futuro da Saúde Suplementar no Brasil

Evento, nos dias 24 e 25 de novembro, abordará temas como uso da tecnologia médica, modelos de remuneração dos serviços e custos do setor, com participação de especialistas internacionais

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) promoverá, nos dias 24 e 25 de novembro, o 1º Fórum da Saúde Suplementar, que terá como tema Sobrevivência do Setor de Saúde Suplementar – Propostas, Metas e Responsabilidades. O evento discutirá estratégias que contribuam para assegurar a sustentabilidade da Saúde Suplementar no país. Ao final, o encontro proporá à sociedade metas e compromissos, que dependerão do engajamento de todos os entes para que gerem resultados – empresas, Governo, órgão regulador, prestadores de serviços e consumidores – diante dos desafios apresentados pelo cenário nacional. Com palestrantes brasileiros e internacionais, o Fórum terá quatro painéis e acontecerá no Hotel Hilton São Paulo Morumbi. As inscrições podem ser feitas no site: www.forumsaudesuplementar.com.br

O primeiro painel – ObamaCare, Experiência da Reforma para a Sobrevivência do Setor – abordará as mudanças no modelo de saúde dos Estados Unidos, traçando paralelos e contrastes com o sistema brasileiro. Ezekiel Emanuel, professor da University of Pennsylvania, apresentará histórico e contexto da implementação do programa Obamacare, com análise dos desafios políticos e econômicos enfrentados. Emanuel participou ativamente do desenvolvimento do Obamacare, como conselheiro especial do Governo dos Estados Unidos. A mesa de debate – formada por Mauricio Lopes, Vice-Presidente da SulAmérica, e Florentino Cardoso, Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) – traçará paralelos e contrastes entre os sistemas brasileiro e norte-americano, que se caracteriza por um alto índice de adesão ao sistema privado. Tal análise pode contribuir para a evolução do mercado no Brasil.

O segundo painel – Informação como Agente de Mudança/Transformação – tratará, entre outros assuntos, do uso da tecnologia da informação, em especial o Big Data, com o objetivo de racionalizar os gastos com assistência médica. A ideia é promover o acesso a informações econômico-financeiras e sobre tecnologias médicas de forma a prover o consumidor para que faça as melhores escolhas, buscando a viabilidade do sistema. David Newman, Diretor-Executivo do Health Care Cost Institute (HCCI), apresentará cases norte-americanos. Martha Regina de Oliveira, Diretora de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Juliana Pereira, Secretária Nacional do Consumidor (SENACON), e Luiz Augusto Carneiro, Superintendente-Executivo do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), discutirão formas de capacitar o consumidor de planos e seguros para o bom uso dos serviços assistenciais.

O painel Organização da Assistência e Remuneração discutirá a construção de um modelo de atenção integrada ao paciente e os papéis de cada agente envolvido. Jay Cohen, Chairman do Monarch HealthCare, discorrerá sobre o Accountable Care Organization (ACO) – construído com base nesta prestação integrada e coordenada de serviços, de forma que todos respondam pelos atos sobre os quais têm responsabilidade de gestão. O debate terá participação de Cláudio Lottenberg, Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Irlau Machado, Presidente da NotreDame Intermédica, e Leandro Tavares, Diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS.

O quarto painel, no segundo dia, terá como tema Preservando o Acesso – Diversidade de Produtos, com a participação de três palestrantes. O economista José Pastore, Presidente do Conselho de Emprego e Relações de Trabalho da FecomercioSP, apresentará a visão do empresariado sobre a elevação dos custos com planos de saúde nas empresas. Cesar Lopes, Health & Group Benefits Leader da Towers Watson no Brasil, comentará as estratégias adotadas em diferentes países para conter a escalada dos custos em saúde. Flávio Bitter, Diretor da Bradesco Saúde, abordará iniciativas das operadoras e seguros de saúde para minimizar a elevação dos custos. O painel terá três debatedores: José Carlos de Souza Abrahão, Diretor-Presidente da ANS, Deborah Ciocci, Juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, e Tarcísio Godoy, Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda.

Fechando o evento, Marcio Coriolano, Presidente da FenaSaúde e Presidente da Bradesco Saúde e Mediservice, e José Cechin, Diretor-Executivo da Federação, apresentarão sumário das propostas e metas discutidas, nas áreas do uso da tecnologia da informação, adoção de modelos assistenciais alternativos, novas formas de remuneração e criação de novos produtos, entre outras. A proposta do 1º Fórum da Saúde Suplementar é estabelecer uma agenda de transformação positiva do segmento no Brasil, garantindo a viabilidade do sistema no médio e longo prazo por meio do equilíbrio econômico-financeiro, assegurando a prestação de serviços assistenciais de qualidade ao consumidor.

1º Fórum da Saúde Suplementar
Local: Hilton São Paulo Morumbi – Avenidas das Nações Unidas 12.901 – Torre Leste – Brooklin Paulista – São Paulo, SP
Data: 24 e 25 de novembro de 2015
Site: www.forumsaudesuplementar.com.br
Inscrições: até 23/11, por meio do site do evento

Fonte: Approach