Serviço já recolheu 61,7 toneladas de materiais em todo o país nos cinco primeiros meses de 2015
 
O Descarte Responsável da Liberty Seguros, realizado em parceria com a Ecoassist Serviços Sustentáveis, já cresceu 216% em 2015 no que diz respeito ao volume de resíduos coletados, se comparado ao mesmo período do ano passado (janeiro a maio).
 
O serviço garante a retirada e o descarte corretos de móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e entulho de pequenas obras e reformas. Desde janeiro, já foram recolhidas 61,7 toneladas de materiais, o que representa quase 80% do total registrado nos 12 meses de 2014. Desde que o projeto foi lançado, em novembro de 2013, 14 toneladas de resíduos já foram coletadas.
 
“Só na cidade de São Paulo, já foram registrados 3.345 pontos ilegais de despejo de entulho e lixo esse ano. Em Curitiba, são retirados, mensalmente, cerca de 1,6 mil toneladas de lixo de depósitos irregulares. Em Brasília, o número de pontos de despejo irregular de lixo dobrou em 5 anos”, revela Adriana Gomes, diretora de Seguros Pessoais, da Liberty Seguros.
 
“Criamos essa iniciativa, pois muitos brasileiros não sabem como descartar os materiais que não querem mais. Realizamos o descarte seguindo as práticas de sustentabilidade e normas vigentes. Os utensílios coletados são descaracterizados, separados por tipo de material e encaminhados para a reciclagem. E quando possível doamos os itens em boas condições de uso a entidades assistenciais. Esse projeto é a contribuição da Liberty Seguros para o desenvolvimento mais equilibrado do Brasil”, complementa a executiva.
 
Em quase dois anos de existência da iniciativa, os segurados de residência foram os que mais solicitaram o serviço: 72% do total registrado. Juntos, os clientes do seguro residência descartaram 98 toneladas de materiais (67% do total) — 61 toneladas só em 2015, um crescimento de 160%, se comparado ao mesmo período em 2014.
 
Além da assistência para o descarte sustentável, o cliente Liberty Seguros também conta com o apoio de consultores ambientais especializados, que orientam o segurado com dicas práticas que podem contribuir para o consumo consciente de água, energia elétrica, reciclagem de lixo, entre outras iniciativas. Desde 2013, foram realizadas quase 300 consultorias em todo o Brasil, com destaque para as cidades de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Para solicitar a retirada ou a consultoria ambiental, basta entrar em contato pelos telefones de assistência que constam no cartão do segurado. Ao utilizar o Descarte Responsável, o solicitante receberá um certificado de destinação após os itens serem descartados de maneira ecologicamente correta, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 
O Descarte Responsável é um serviço oferecido pela Liberty a todos os clientes do seguro residencial e de empresas de pequeno e médio porte.
 
Fonte: Assessoria Liberty Seguros