A Federação Nacional das Associações de DETRAN – Fenasdetran, lança, em agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto “Trânsito Seguro – uma perspectiva de Vida e Trânsito 2015-2016. O lançamento será no dia 18 daquele mês, no auditório Freitas Nobre, anexo 4 da Câmara e deverá reunir profissionais de todo o país especializados na área.

O projeto inclui as iniciativas que se encaixam nos interesses da FENASDETRAN quanto à Década de ação pela segurança no trânsito (2011-2020), Resolução da ONU nº 02 de 2009. Trata-se, efetivamente, da execução de uma coordenação das atividades anuais da FENASDETRAN para o Biênio 2015-2016, de forma a ampliar as potencialidades da instituição e fortalecer os resultados alcançados. Este conjunto de ações parte da concepção fundamental de que a educação é o mais poderoso instrumento de transformação das sociedades atuais, de modo que o foco das realizações estará na construção de uma nova relação da sociedade civil e entidades públicas e privadas para com o trânsito.

A consolidação do Projeto Trânsito Seguro sinaliza o compromisso que a instituição possui com a melhoria das condições e a preservação da vida de todos que vivenciam o trânsito no território nacional. De acordo com a resolução nº 02 da ONU, de 2009, na proposta para o Brasil de redução de acidentes e segurança viária, entre 2011 e 2020 deverão ter sido realizadas 10.00 ações educativas em todo o território nacional. É válido salientar que a FENASDETRAN, desde 1999, é uma agente histórica na escalada em torno destes objetivos, com congressos, cursos e uma série de iniciativas que a colocam como uma instituição de referência neste campo.

Dentre os vários eventos realizados pela FENASDETRAN desde sua fundação estão os oito Congressos Brasileiros de Trânsito e Vida, os quatro Congressos Internacionais com o mesmo tema e cursos de pós-graduação, formação e qualificação de profissionais envolvidos na gestão do trânsito brasileiro.

Diante do contexto apresentado, o espírito deste projeto “Uma perspectiva integrada de trânsito e vida” será o fio condutor de todos os movimentos na área de educação, saúde e segurança pública da FENASDETRAN nos próximos dois anos. Ou seja, integrar as ações, de modo que elas estabeleçam entre si uma teia de conexões que resultem na redução substancial das estatísticas de acidentes e feridos nas estradas, ruas e vias de circulação por todo o país. Das ações educativas nas escolas, até os cursos de pós-graduação, capacitação e congressos internacionais, tudo o que for realizado pela FENASDETRAN neste período trará a marca da perspectiva integrada. Assim, será possível fomentar os ideais da instituição em todos os níveis de relacionamento com a sociedade civil e as entidades públicas e privadas.

PROGRAMAÇÃO

10:30 SOLENIDADE DE ABERTURA OFICIAL: Palavras do Presidente da FENASDETRAN Mário Conceição e demais autoridades presentes.

11:10 Apresentação do Projeto

11:40
Palestra: TRÂNSITO E SAÚDE – um dialogo para a juventude.
Palestrante: Eduardo Biavati – Mestre em Sociologia (UnB) e especialista em segurança no trânsito; foi membro titular da Câmara Temática de Educação e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), no biênio 2010-2011; de 1993 a 2004, foi Coordenador Nacional do Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação.

12:10
Palestra: A Importância da Fiscalização na Busca de um Trânsito Seguro
Palestrante: Ricardo Alves da Silva – Major PM/SC, Pós-Graduado em Gestão e Segurança no Trânsito, Professor de cursos da FENASDETRAN e da Cadeira de Municipalização do Trânsito e Legislação de Trânsito, no Curso Superior de Administração no Trânsito. Autor do livro ‘Tudo que você precisa saber sobre as infrações de trânsito’.
Participe! Inscrição Gratuita: www.fenasdetran.com.br Tel. (71) 3272.1081

Fonte: FENASDETRAN