A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta segunda-feira (29) cinco mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha, e seis de condução coercitiva, quando os investigados são conduzidos para prestar depoimento, na segunda fase da operação denominada Pavlova. A primeira etapa ocorreu em 15 de abril, quando o foco foi a análise de operações atípicas realizadas pela administração de duas seguradoras.

Agora, os policiais apuraram que parte do dinheiro desviado estaria sendo encaminhado, por meio de um dos principais investigados na primeira fase, a um servidor público que ocupou cargo de superintendente nacional da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Segundo a PF, o dinheiro era encaminhado por uma das companhias para o investigado apontado como intermediário na negociação.
Depois, os valores eram depositados para pessoas próximas ao ex-superintendente da Susep. Os agentes acreditam que o pagamento da propina seria para a Susep não intervir na companhia.

Meses depois do superintendente deixar o cargo, a seguradora foi liquidada extrajudicialmente. Parte do dinheiro recebido pelo intermediário teria também sido objeto de lavagem de dinheiro.

Além do cumprimento dos mandados de buscas e de condução coercitiva, foram bloqueados imóveis em nome de pessoas físicas e jurídicas. Os investigados podem responder por crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, entre outros, conforme a participação individual no esquema.

Fonte: G1