certificacao cnseg ok

A CNseg acaba de lançar seu Programa de Certificação Profissional, que tem o objetivo de reconhecer e aprimorar a qualificação técnica da mão de obra do setor de seguros por meio de avaliações objetivas de conhecimento.

Trata-se de uma iniciativa há muito almejada pelos profissionais do nosso mercado, seguindo o exemplo de mercados amadurecidos que oferecem certificação profissionais de diferentes níveis e para diversas atividades do setor segurador, como é o caso do Chartered Insurance Institute – CII, do Reino Unido, e do The Institutes dos EEUU.

A Certificação Profissional CNseg, ou CPC, se dará por meio de exame presencial que exigirá um nível de conhecimento abrangente sobre o mercado de seguros, capitalização, previdência complementar aberta e saúde suplementar.

Destinado a profissionais que atuem ou queiram atuar no segmento, com potencial para desempenhar cargos superiores nas empresas e instituições do mercado, o CPC terá os exames realizados pela Escola Nacional de Seguros, que será a responsável pela preparação das provas, aplicação, divulgação dos resultados e manutenção dos registros de aprovados e reprovados. Já a concessão dos certificados ficará a cargo da CNseg.

O exame será constituído por 50 questões de múltipla escolha, devendo o candidato apresentar nota 70 no total das disciplinas, com o mínimo de 60% de acertos em cada uma delas.

A grade curricular já está definida (disponível abaixo), bem como a data do primeiro exame, que será em 21 de outubro, simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo. As inscrições para esse primeiro exame serão realizadas de 17 de agosto a 18 de setembro.

A Escola Nacional de Seguros já se organiza para o lançamento do curso preparatório (opcional), que ocorrerá em 2016, primeiramente em formato presencial e, posteriormente, em formato EaD (ensino a distância).

Conhecimentos exigidos para o CPC e respectivos pesos:

  • Estrutura dos Sistemas de Seguros Gerais, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Saúde Suplementar (nota máxima 10, peso 2) 2.
  • Aspectos Legais e Regulamentares (nota máxima 10, peso 2)
  • Ética, Ouvidoria, Aspectos Contábeis e Financeiros, Controle Interno (nota máxima 10, peso 2)
  • Canais de Distribuição de Seguros (nota máxima 10, peso 1)

Operações de Seguros (nota máxima 10, peso 3) Programa de Certificação Profissional

A bibliografia será baseada na legislação vigente e nas publicações atualizadas.

Fonte: CNseg