maio amarelo

Distrações são a temática da conscientização desse ano

Para marcar a abertura do Maio Amarelo, mobilização internacional que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo, o Movimento disponibiliza dois filmes publicitários para veiculação neste ano em todos os canais de comunicação. As distrações, como usar o celular e se maquiar enquanto dirige ou caminha, são os enfoques dos vídeos sobre os riscos nos deslocamentos diários.

A intenção dos coordenadores do Movimento é que os vídeos sejam disseminados nos quatro cantos do país, para que, chame a atenção de todos para essas duas situações específicas. Mesmo sem pesquisas locais sobre a associação do uso do celular nos acidentes de trânsito, esta é uma das maiores preocupações das entidades que atuam com segurança viária em todo mundo. Pesquisas internacionais apontam que nos Estados 25% dos acidentes estão associados ao uso de telefones móveis; em países como a Alemanha, esse percentual pode chegar a 50% e na Espanha, mais da metade dos acidentes registrados, podem ter o celular como causa.

Atualmente, a disseminação dos aplicativos de “texting” (troca de mensagens ou SMS) ampliou ainda mais os riscos de acidentes. Estudos americanos concluíram que o hábito de checar mensagens de texto amplia em 400% as chances de acidentes nas vias.
“No mínimo, o motorista perde cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler uma mensagem. Se ele estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora do carro”, explica o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, entidade apoiadora do Maio Amarelo.
Segundo Ramalho, motoristas e pedestres devem evitar o celular em seus deslocamentos, esse último mesmo enquanto caminha. “A distração pode ser fatal ao pedestre enquanto fala ou digita mensagens no aparelho celular; mas, muitas vezes, esse risco só é lembrado para os motoristas.”

Fonte: Maio Amarelo